Topo

Monica Siedler, a Socorro de 'Laços de família', se diverte com reprise

Monica Siedler virou professora de interpretação - Facebook/ Reprodução
Monica Siedler virou professora de interpretação Imagem: Facebook/ Reprodução

Colaboração para o UOL

23/01/2021 11h21

A atriz Monica Siedler, 40 anos, está se divertindo com a reprise da novela "Laços de Família" na Rede Globo. Atualmente ela está se dedicado ao teatro, mas passou a ser muito lembrada nas redes sociais.

"Tenho recebido muitos pedidos de amizade no Instagram, mensagens de pessoas dizendo que gostam demais da personagem. Às vezes, amigos gravam vídeos me marcando também. É divertido. Quando penso na Socorro, me lembro de como foi incrível viver essa experiência de trabalho na TV", afirmou Monica em entrevista ao jornal O Globo.

Ao refletir sobre os assuntos polêmicos que surgem em "Laços de família", Monica disse que a novela tem um valor pedagógico.

"Enxergo esse valor na possibilidade de a gente discutir. É legal olhar para algo que aconteceu há 20 anos e perceber que as coisas se transformaram. As pessoas estão olhando para o passado, para a história, de modo diferente. Acho importante esse comportamento. Ainda mais porque neste período de isolamento a gente viu o feminicídio crescer. Já naquela época, as pessoas paravam a gente nas ruas para perguntar sobre algumas cenas. Hoje ainda se olha com mais intolerância. Acho que o próprio autor levou essa discussão para a novela. Não vejo que isso foi gravado 20 anos atrás porque era assim mesmo, eu vejo que desde lá já era uma forma de promover questionamento. O que acontece é que agora está mais evidente e a gente olha com mais sangue nos olhos. Mas naquela época já gerava desconforto. Mas não digo que devemos olhar para o passado julgando-o, e sim para aprender. Hoje em dia, muita coisa não iria ao ar, com certeza. Assim como no humor muitas piadas já não são mais feitas. Acho maravilhoso. Temos que aprender", analisou Monica.

Atualmente a atriz trabalha em um coletivo de artistas em Florianópolis, o Casa Vermelha. Mas admite que gostaria de ter mais chances na televisão.

"Sou uma atriz de teatro e, claro, gostaria de experimentar novos papéis na televisão. Não cheguei a procurar por isso, mas é uma faceta da profissão interessante. É que as situações da vida me levaram mais para o palco do que para a tela", explicou Monica.

Além de interpretar, ela também pesquisa e dá aulas. No coletivo teatral, ensina interpretação. E em uma universidade, ensina performances coreográficas. Tudo à distância, por causa da pandemia de covid-19.

"É uma aula teórica e prática. A gente estuda movimentos artísticos. Mesmo à distância, proponho gatilhos para os alunos criarem. Por enquanto não há previsão de que vamos voltar às aulas presenciais", concluiu Monica.