Maquiagem foi tema de big treta no 'BBB 21' e levantou debate; entenda
O que era para ser uma ação descontraída no "BBB 21" (TV Globo) virou uma verdadeira torta de climão. Durante a tarde de hoje na casa mais vigiada do país, os brothers se reuniram para uma atividade de uma marca de maquiagem. Os participantes foram divididos em 2 grupos, com Projota, Fiuk, Karol Conká, Carla Diaz, Camilla, Gilberto, Caio, Rodolffo, Pocah e Kerline em um grupo; Lumena, Arthur, Bil, João, Thaís, Sarah, Lucas, Nego Di, Juliette e Viih Tube no outro. Enquanto rolava a ação, Caio sugeriu que as mulheres maquiassem os homens.
Depois de toda produção, realizada no andar superior, Fiuk, Projota, Gilberto e Caio fizeram poses em frente ao espelho e desceram as escadas da casa desfilando.
B, de Big Treta Brasil!
Mas a brincadeira acabou incomodando (e muito) Lumena, que se sentiu ofendida por ter amigas travestis e transsexuais.
Pessoas se maquiam para serem reconhecidas, é algo muito sério, não é apenas uma brincadeira, é identitário"
Em conversa com Caio, a psicóloga destacou que o fazendeiro precisava ressignificar a ideia de maquiar homens. Tentando amenizar a situação, no começo, Karol disse que achou a reação de Lumena exagerada: "Não há necessidade de um radicalismo em uma situação como essa, que foi para desconstruir. Ninguém desrespeitou ninguém", disse a cantora.
Olha o telefone sem fio na casa
Incomodada, a psicóloga comentou sobre a situação com alguns outros participantes e disse que conversaria com o brother após a repercussão da história. O assunto, no entanto, acabou chegando no fazendeiro antes que Lumena pudesse conversar com Caio, o que aumentou o clima ruim. Ele desabafou com Rodolffo: "Eu quero falar com ela: 'Me desculpe, eu pude ser mal interpretado, mas, de coração fiquei chateadaço de você me expor desse jeito'".
Por fim, Lumena foi até Caio na cozinha, e explicou que o que a incomodou foi lembrar da vivência de suas amigas trans e travestis:
Sua brincadeira, em mim, tocou em um lugar muito violento. Eu sei que você não sabe, porque eu sei que você não tem amiga trans ou travesti, então você nunca ouviu o que eu ouvi"
Caio se justificou e disse que já viu filhos de funcionários apanharem por serem gays, mas Fiuk pediu para que Caio ouvisse a sister: "Escuta ela". A psicóloga completou:
O que você brincou hoje, para outras pessoas e outros grupos, o nome é violência".
A paz reinou e a emoção pairou
Após tentar se explicar, o fazendeiro disse que veio de um meio diferente dela e pediu desculpas para a sister:
Eu fui pego de surpresa por você, eu venho de um meio diferente que o seu, nem melhor nem pior. Meu meio é de um machismo extremo. Peço perdão, peço desculpas. Não foi com nenhuma intenção. Foi com a intenção só de fazer as meninas brincar com a maquiagem"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.