Topo

William Bonner suspira ao explicar significado de 'terraplanista'

Do UOL, em São Paulo

27/01/2021 20h57

William Bonner, âncora do Jornal Nacional da TV Globo, explicou na edição de hoje o que significa a palavra "terraplanista" — termo que designa aquele que acredita que a Terra é plana (o que, vale ressaltar, não é verdade) e virou meme ao suspirar antes da fala.

"Terraplanistas são pessoas que afirmam que o planeta Terra é plano", afirmou com desdém.

A explicação de Bonner se fez necessário porque o jornalista reproduziu a fala do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas, que pediu que terraplanistas se afastem do Ministério da Saúde.

"A sociedade brasileira exige vacina já, imediatamente. Se existem terraplanistas no Ministério da Saúde, essa gente precisa ceder espaço para a ciência imediatamente", disse Dantas.

A reação do jornalista antes de explicar o significado do termo viralizou e foi comentada por inúmeros usuários do Twitter.

Não foi a primeira vez

Em uma edição do Jornal Nacional no último mês de maio, Bonner já havia feito uma mímica para mostrar que o planeta Terra é redondo.

Ao citar os nomes investigados pela Polícia Federal no inquérito que apura a disseminação de fake news, William Bonner parece ter ficado impressionado com o fato de que um deles, o blogueiro Enzo Leonardo Suzin Momenti, é um "terraplanista" — isto é, acredita que a Terra seja plana (o que, vale frisar, não é verdade).

"A investigação identificou 11 blogueiros. [...] Eduardo Fabrício Portela, Enzo Leonardo Suzin Momenti, um defensor da tese de que... A Terra... O planeta Terra... É... Plano", disse o âncora do "Jornal Nacional", da TV Globo, enquanto fazia "mímica".