Topo

BBB 21: Produtores que trabalharam com Karol lembram comportamento difícil

Guilherme Lucio da Rocha e Mari Monts

Do UOL, em São Paulo

01/02/2021 19h46Atualizada em 02/02/2021 11h35

Com uma semana de "BBB 21", o público que acompanha a casa mais vigiada do Brasil tem se surpreendido com as reações de Karol Conká. Ela foi acusada de xenofobia, de preconceito religioso e de fazer comentários bastante equivocados sobre saúde mental, o que virou um dos assuntos mais falados da internet. Para quem só conhecia a artista dos palcos ou na tela da TV, o comportamento causou estranheza. Para quem já trabalhou com a artista, não.

UOL conversou com pessoas que já dividiram o backstage com a cantora e relataram diversas situações problemáticas com Karol. Pelo Twitter e Instagram, outras pessoas próximas dela usaram suas plataformas para desabafar sobre histórias de bastidores.

Ela é totalmente egocêntrica. A única bandeira que ela carrega é a dela.

A fala é de um produtor que trabalhou com Karol entre 2016 e 2017 e que prefere não ter a identidade revelada. Ele afirmou que se decepcionou com a cantora, porque a admirava como artista. Mas a convivência e o trabalho fizeram com que ele conhecesse muito do ego dela.

No início, o trabalho fluiu bem. Mas ela foi se impondo e demonstrando ser uma pessoa difícil.

BBB 21: Karol Conká dá "sermão" em Lucas Penteado - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Karol Conká dá "sermão" em Lucas Penteado
Imagem: Reprodução/Globoplay

Um produtor de eventos que está no ramo há mais de 15 anos e também trabalhou com Karol Conká disse que não está surpreso pelo comportamento da cantora dentro da casa. Segundo ele, o que surpreende é uma pessoa com acesso às ferramentas de transformação, como é o caso da cantora, não ter mudado.

A Karol é uma pessoa que sempre se comportou como alguém superior, ela tem muitas dificuldades em ouvir. E, quando existia qualquer discordância, ela julgava como racista, incluindo pessoas militantes, que têm um histórico. Quando vi que ela estaria no 'BBB', pensei: 'Ah, ela deve ter mudado'. Mas não, ela carrega a mesma pessoa de anos atrás. Ela não evoluiu.

BBB21: Karol Conká no quarto colorido - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB21: Karol Conká no quarto colorido
Imagem: Reprodução/Globoplay

Não sustentou o personagem?

Renata Prado, dançarina e professora de funk, postou no Twitter antes mesmo de o programa começar que a cantora iria militar no reality show e que só quem a conhece do lado de fora não acreditaria na personagem. E ainda fez graves acusações:

Ela humilha produtor preto e tenta contratar dançarino de graça.

Ainda no Twitter, Renata revelou que o ranço com a cantora surgiu em 2016, quando, segundo a dançarina, Karol subiu no palco e cobrou a produção na frente do público porque não tinham comprado Ciroc, vodca que ela havia pedido no camarim. "A produção preta, independente e periférica que lute", concluiu Renata, que era produtora da festa Batekoo.

Sobre a contratação de dançarinos sem pagamento, a assessoria de Karol nega.

Todos os trabalhos artísticos de Karol contam com mão de obra paga à altura do merecido, sempre tratando a questão também como pauta emancipatória dos artistas. Todos os contribuidores de sua carreira são pagos, com recibos devidamente catalogados. Ao mesmo tempo, não há provas que sustentem o contraditório.

Pelo Instagram, a empresária artística Drica Lara, que trabalhou agenciando a sister, postou uma série de stories comentando que não entende a surpresa "de quem é/era" próximo.

Talento, gênero ou cor não justifica o mau caráter. Foram anos de perseguição nesse tom que vocês estão vendo.

BBB 21: Karol Conká imitou Carla Diaz chorando - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Karol Conká imitou Carla Diaz chorando
Imagem: Reprodução/Globoplay

'Pessoa maravilhosa'

Ao contrário do que dizem alguns produtores, a assessora de imprensa Isabel Rezende defende a cantora e diz que nunca teve problemas com ela.

Tenho relação impecável com a artista há mais de cinco anos, sem nenhum problema. Tenho apreço pela pessoa da Karol. Ela é maravilhosa.

O UOL procurou a assessoria de Karol Conká, que disse que a cantora poderá se pronunciar melhor sobre suas relações pessoais depois do confinamento.

"Sobre declarações subjetivas, não há nada que possa ser dito além de lamentar eventuais chateações, por ora mal explicadas, que surgem no momento de exposição. A equipe de Karol, por si, refuta qualquer acusação de difícil trato ou indelicadeza."

Karol Conká - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
Karol Conká
Imagem: Reprodução/Globoplay

Jaque Patombá

Karol tem sido criticada fora do "BBB 21" por falas consideradas preconceituosas. A cantora tem destilado ódio contra a participante Juliette. Em um dos seus comentários, Conká disse ser mais educada do que a paraibana, já que é de Curitiba. Nas redes sociais, as pessoas a acusaram de xenofobia.

Além disso, após Lucas Penteado ter incomodado os participantes na festa Herança Africana, Karol tem maltratado o ator, o que tem gerado indignação fora da casa. Ela falou que ele tinha um "bafo de maldade" e ainda sugeriu que comesse sozinho, depois do resto da casa. O que foi muito criticado nas redes sociais.

Por esse motivo, Karol ganhou o apelido de "Jaque Patombá", porque uma de suas músicas possui a máxima "já que é pra tombar, tombei". Sacou o deboche?