Topo

Vilão em série da Globo, Rogério Casanova passou 4 anos preso: 'Recomeço'

Rogério Casanova, vilão da série "Arcanjo Renegado" - Reprodução/Instagram/Junior Mota
Rogério Casanova, vilão da série "Arcanjo Renegado" Imagem: Reprodução/Instagram/Junior Mota

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/02/2021 07h46

Na próxima quinta-feira (04), a Globo vai começar a exibir a série "Arcanjo Renegado", produção de sucesso na Globoplay e que agora ganhará espaço na TV aberta. Na história, o protagonista Mikhael (Marcello Melo Jr.) tem como rival um bandido perigoso e violento conhecido como Chucky, interpretado por Rogério Casanova.

Esta foi a primeira produção de Casanova, 41 anos, como ator. Antes de aparecer como bandido no seriado, ele nunca havia trabalhado como ator. No entanto, usou sua própria experiência de vida para compor o personagem: em 2013, ele foi preso acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, e passou quatro anos em uma penitenciária.

"Pensando nas coisas que já aconteceram comigo, eu não acredito no que estou vivendo atualmente, com a série fazendo tanto sucesso. Hoje, entendo que eu tinha que passar pelo que passei, apesar de não ser uma situação fácil. Acho que o mais importante foi nunca perder a fé, mesmo num momento em que não via nenhuma solução na minha frente", disse Casanova para a coluna de Patrícia Kogut, em "O Globo".

Logo que saiu da prisão, Casanova entrou no projeto Segunda Chance, agência de empregos criada pelo grupo AfroReggae para ajudar na inclusão de ex-presidiários no mercado de trabalho. Foi nesse momento que a oportunidade de atuar apareceu pela primeira vez.

"O José Junior (criador do AfroReggae e também da série) me chamou um dia e disse que tinha um papel que tinha tudo a ver comigo. Ele queria que eu fizesse um teste. No início, achei que fosse brincadeira, mas fui lá e fiz. Fiquei chocado quando eles disseram que adoraram. Não aguentei e caí no choro de emoção na hora", relembrou.

Investindo na carreira

Com o sucesso inicial de "Arcanjo Renegado" no streaming, Casanova resolveu investir em sua carreira: desde então, começou a estudar teatro e pretende se fixar na profissão. Atualmente, ele também trabalha como gerente de um restaurante no Rio de Janeiro para complementar sua renda. Seu próximo trabalho na área será na série "A Divisão": na terceira e quarta temporadas, ele dará vida a um policial.

"Quando terminamos as gravações do 'Arcanjo Renegado', o Heitor Dhalia (diretor da série) me chamou e disse que eu tinha ido muito bem e deveria pensar em seguir na carreira. A partir daí, comecei a estudar bastante. Eu estava cursando a faculdade de Educação Física e acabei tendo que trancar por conta de tudo isso", disse Casanova.

O ator também experimentou, recentemente, a sensação de ser pai de primeira viagem: sua filha, Maryah, nasceu há dois meses: "É um momento muito bom da minha vida. Muita gente me mandando mensagem e falando da felicidade de me ver dar a volta por cima. Quero dar ainda mais orgulho para a minha família e meus amigos", celebrou.