Topo

Entidades estudantis rebatem fala de Nego Di: 'Educação não é vagabundagem'

BBB 21: Nego Di disse que luta de Lucas em prol da educação é "defender vagabundo" - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Nego Di disse que luta de Lucas em prol da educação é "defender vagabundo" Imagem: Reprodução/ Globoplay

Pedro Ezequiel

Do UOL, em São Paulo

03/02/2021 12h30Atualizada em 03/02/2021 15h37

A discussão entre Lucas Penteado e Nego Di durante a madrugada repercutiu pelos lados de fora da casa do "BBB 21", principalmente pela fala do líder que chamou a militância estudantil de Lucas de "defender vagabundo".

O humorista se referiu pejorativamente aos estudantes secundaristas que ocuparam escolas em 2015. Lucas foi uma das lideranças do movimento em São Paulo que, por iniciativa de estudantes, protestaram contra a proposta de reorganização do ensino público do então governador Geraldo Alckmin.

'Defender educação não é vagabundagem'

A presidente da Ubes (União Brasileira dos Estduantes Secundaristas), Rozana Barroso, disse em entrevista ao UOL que a fala de Nego Di é absurda e mostra o desconhecimento dele sobre o movimento estudantil.

Passamos pelo pior momento da educação no Brasil e um participante do BBB tem a cara de pau de chamar a gente de vagabundos. A luta pela educação é uma luta pelo Brasil, contra as desigualdades. Ele não entende o que amor pelo Brasil então

Rozana disse que está disposta a conversar com o humorista futuramente para que ele realmente entenda as demandas dos estudantes e defendeu a presença de Lucas no reality.

Ali se reproduz tanta coisa que a gente não deveria reproduzir. Ele tem que entender o papel do estudante brasileiro na luta pelo país melhor. E o Lucas está disposto a aprender com seus erros. O movimento estudantil é isto: um grande aprendizado

Nas redes sociais, a Ubes destacou ações da entidade para rebater a fala de Nego Di.

"Esses 'vagabundos' são os mais de 40 milhões de estudantes secundaristas brasileiros, porque são eles que a luta do Lucas representa, que a Ubes representa. As escolas foram ocupadas para que não fossem fechadas. A nossa 'vagabundagem' é distribuir apostilas de estudo pra quem precisa", escreveu.

'Lucas é um ativista'

A estudante Nayara Souza, que cursa Publicidade e Propaganda na PUC de São Paulo e fez o filme "Espero Tua (re)volta" com Lucas, disse ao UOL que o ator é um ativista e que as agressões contra ele são desproporcionais.

"Ele se posiciona. Ele é um ativista e é muito bonito isso. Mas entristece pela violência psicológica que ele vem passando. Não é nem cancelamento, é punitivismo", afirmou.

Nayara conta que conheceu Lucas antes mesmo das ocupações de 2015 e que é uma indignação ouvir de Nego Di que estudantes são "vagabundos".

As ocupações foram um dos momentos mais históricos no país. O termo usado por ele, agressivo, lembra aquelas pessoas que hoje no Brasil disseminam o ódio e querem armar a população. O movimento era contra o fechamento das escolas e o 'roubo' de merendas

Para ela, as falas do humorista são um misto de desconhecimento da causa e pensamentos que ele acredita.

"Ignorância por não saber sobre o que era a luta da educação, mas tem a ver com o posicionamento dele. As duas coisas estão ligadas", contou

'Estuda, trabalha e luta por educação'

A UNE (União nacional dos Estudantes) também se expressou através do perfil do presidente, Iago Montalvão.

Um maluco como Nego Di que fala em rede nacional pro Lucas, que foi um militante secundarista, que a revolução dele é defender vagabundo, tem que ser rejeitado por muito, para o Brasil ver que quem fala esses absurdos está muito errado

Desmentindo a narrativa de que as pautas do movimento estudantil são vazias e sem efeitos, a UNE postou uma série de lutas que a entidade fez em prol dos estudantes, como cotas, meia-entrada e destinação de verbas como uma forma de apoiar Lucas, que foi ativista das ocupações.

A luta vale a pena, a gente estuda, trabalha e ainda temos tempos de sonhar e lutar por uma educação cada vez melhor. Respeitem nossa história

'Não são vagabundos'

A cantora e deputada estadual Leci Brandão (PC do B) rechaçou a fala dizendo que defende os estudantes — que não são o que Nego Di acusou.

Eu quero dizer aqui que também defendo os estudantes; estudantes não são vagabundos e quem está na luta por uma educação emancipadora tem alma revolucionária

Leci, considerada uma das madrinhas do hip hop, disse ainda que Lucas, mesmo com 24 anos, contribuiu muito para as lutas educacionais.

A sambista defendeu que ele, no jogo, não deve acusado e não receber o perdão pelos seus erros e compartilhou uma poesia declamada por ele.

O perfil oficial do ator também rebateu a fala, dizendo que as manifestações nas escolas em 2015 foram atos históricos e compartilhou um rap cantando por Lucas nas ocupações chamado "Ocupar e Resistir".

Tentavam fechar escolas, então estudantes ocuparam. Conseguiram! Nego Di: não tem nada de vagabundagem na luta do Lucas!

Quem você quer que vença o BBB 21?

Resultado parcial

Total de 27095 votos
1,68%
Globo/João Cotta
3,81%
Globo/João Cotta
11,27%
Globo/João Cotta
20,62%
Globo/João Cotta
3,16%
Globo/João Cotta
0,74%
Globo/João Cotta
1,49%
Globo/João Cotta
1,76%
Globo/João Cotta
6,02%
Globo/Fábio Rocha
11,63%
Divulgação
3,90%
Reprodução/Instagram
0,93%
Globo/João Cotta
4,74%
Globo/João Cotta
0,84%
Divulgação
1,25%
Divulgação
6,46%
Globo/João Cotta
7,54%
Reprodução/Instagram
1,80%
Globo/João Cotta
7,18%
 Globo/João Cotta
3,18%
Globo/Joa?o Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto