Topo

Como no 'BBB 21', 'BBB 19' também teve denúncias de intolerância religiosa

Paula Sperling, campeã do "BBB 19" - Liel Marín/UOL
Paula Sperling, campeã do "BBB 19" Imagem: Liel Marín/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/02/2021 15h42

Denúncias por intolerância religiosa não são novidade no mundo do "BBB". A Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) anunciou que instaurou inquérito para apurar a denúncia de intolerância religiosa contra Nego Di, Projota, Karol Conká e Lumena, do "BBB 21", feita pelo deputado estadual Átila Nunes (MDB-RJ).

Assim como nesta edição, no "BBB 19" o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) indiciou Paula Sperling, a campeã da edição, por intolerância religiosa devido a comentários feitos no reality show da Globo a respeito de Rodrigo França.

No programa, Paula chegou a afirmar que tinha medo de Rodrigo: "Ele fala o tempo todo, ele desse negócio de Oxum deles lá, que ele conhece. Eu tenho medo disso". Quando alertada por outra ex-sister, a goiana Hariany, sobre a fala, Paula encerrou o assunto. "Mas eu não sou não... nosso Deus é maior", disse.

Após deixar o programa, a campeã do "BBB 19" prestou depoimento na DECRADI e o inquérito contra ela foi arquivado. O delegado Gilbert Stivanello afirmou que "o promotor entendeu que teria que haver a intenção de causar o dolo e não o dolo eventual".

Na ocasião, a ex-BBB se manifestou comemorando a decisão da justiça. "Meu coração está cheio de alegria, pois quem me conhece sabe que nunca houve a intenção de ofensa em relação a nenhum integrante de reality ou sobre qualquer religião. Isso não é e nunca será da minha índole", escreveu.

No "BBB 21", o quarteto Projota, Karol Conká, Nego Di e Lumena ironizaram a Umbanda, religião de Lucas Penteado, enquanto relembravam uma conversa que a psicóloga teve com o ator. "Eu xangozei", disse Nego Di, fazendo um trocadilho desrespeitoso com o orixá Xangô, cultuado nas religiões Umbanda e Candomblé.

Após a fala do humorista, segundo o deputado, Karol, Projota e Lumena também mantiveram o tom de ironia na conversa.

Após saída de Arcrebiano, quem merece vencer o 'BBB 21'?

Enquete encerrada

Total de 59607 votos
27,59%
Globo/João Cotta
25,69%
Globo/João Cotta
17,40%
Globo/João Cotta
5,47%
Globo/João Cotta
5,01%
Globo/João Cotta
4,59%
 Globo/João Cotta
3,77%
Globo/João Cotta
2,19%
Globo/João Cotta
1,99%
Globo/João Cotta
1,83%
Globo/João Cotta
1,35%
Globo/João Cotta
0,81%
Globo/João Cotta
0,72%
Globo/Fábio Rocha
0,57%
Globo/João Cotta
0,44%
Globo/João Cotta
0,35%
Globo/João Cotta
0,24%
Globo/João Cotta
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo

Valide seu voto