Topo

'Pai' do ratinho 'Topo Gigio' morre de covid na Itália

Topo Gigio, criado por Guido Stagnaro no final dos anos 1950, foi maior sucesso do diretor e escritor italiano - Reprodução/Twitter
Topo Gigio, criado por Guido Stagnaro no final dos anos 1950, foi maior sucesso do diretor e escritor italiano Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/02/2021 15h02Atualizada em 21/02/2021 11h03

O diretor e escritor Guido Stagnaro, mais conhecido como o criador do personagem "Topo Gigio" morreu na última quinta-feira (18) aos 96 anos, por complicações da covid-19.

Segundo informações da agência ANSA, Stagnaro faleceu em Milão. Considerado milanês por sua longa vivência na cidade, nasceu em Sestri Levante. A notícia foi divulgada apenas hoje.

Considerado um dos pioneiros da televisão na Itália, ele escreveu e dirigiu dezenas de atrações na emissora pública Rai e depois em canais privados, a maioria delas para o público infantil.

Sua criação mais famosa foi o ratinho "Topo Gigio", que estreou na televisão italiana em 1959, inicialmente dublado pelo cantor Domenico Modugno. O personagem continua sendo presença constante na programação local até hoje.

Posteriormente, querendo focar em outros projetos, Stagnaro entregou os direitos do personagem para o casal Federico Caldura (fabricante de fantoches) e Maria Perego (artista de animação, produtora e roteirista da Rai), que o transformariam em sucesso mundial.

O fantoche inclusive fez sucesso no Brasil, onde chegou em 1969, no programa "Mister Show", da TV Globo, contracenando com o humorista Agildo Ribeiro.