Topo

1.200 jornalistas assinam carta acusando Piers Morgan de bullying

Piers Morgan é acusado de bullying em carta aberta de jornalistas - Getty Images
Piers Morgan é acusado de bullying em carta aberta de jornalistas Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 11h30

O apresentador Piers Morgan, um ícone da TV britânica que atualmente apresenta o programa "Good Morning Britain", se tornou o alvo de uma carta aberta assinada por 1.200 colegas de profissão, que o acusam de praticar bullying com um ex-funcionário.

Acreditamos que ficar em silêncio diante de assédio é o mesmo que ser cúmplice dele, o que por sua vez permite que comportamentos abusivos continuem nos bastidores, em todos os níveis da produção televisiva. Em particular, abusos perpetuados por personalidades que trabalham diante das câmeras são frequentemente ignorados, em detrimento da dignidade, saúde e segurança dos freelancers que são alvos desse abuso."
Carta de jornalistas freelancers contra Piers Morgan

Segundo o Deadline, a polêmica começou na semana passada, quando Morgan respondeu a um tuíte de um jornalista que já trabalhou com ele dizendo que, se fosse convidado hoje em dia, não aceitaria tê-lo como patrão de novo.

O apresentador comentou que o autor do tuíte, Adeel Amini (um jornalista freelancer com 4 mil seguidores, contra os 7 milhões de Morgan), tinha trabalhado "apenas uma semana" em seu antigo programa, "Life Stories", e que "ele não precisava se preocupar em receber mais propostas de emprego suas": "Eu preferiria contratar um porco lobotomizado".

Dias depois, quando foi reportado que a ITV (emissora do "Good Morning Britain") estava "tendo uma discussão interna sobre a conduta" de Morgan, ele replicou, também no Twitter: "Sim, e eu estou discutindo a conduta do hipócrita abusivo Adeel Amini com a ITV também".

A carta do grupo de jornalistas freelancers ao canal pede que a diretoria compartilhe com o público os resultados da investigação interna contra Morgan. Por enquanto, a ITV não respondeu ao texto.