Topo

Datena afirma ter proposto à Band uma redução de quase 50% no salário

Datena diz que pediu a redução para ajudar a empresa a manter mais empregos - Reprodução
Datena diz que pediu a redução para ajudar a empresa a manter mais empregos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/03/2021 18h44

O apresentador José Luiz Datena afirmou que pediu que a Band — emissora onde trabalha — reduzisse seu salário pela metade durante o plano de reestruturação financeira da empresa.

"Eu renovei o contrato aqui com a Band e havia uma proposição na época de que você deveria dar 20% do seu salário. Eu dei quase 50% do meu salário para que muitos empregos fossem mantidos aqui", revelou Datena durante a edição de hoje do Brasil Urgente.

O jornalista contou que tomou a decisão também pensando em manter o próprio emprego. "Eu dei quase 50% do meu salário com o maior prazer", disse. "Você acha que eu sou a Madre Teresa de Calcutá? Você acha que eu sou o Gandhi? Não, não sou. Mas é uma questão de lógica. Eu fiz também pensando em mim."

Fiz isso porque eu quero ajudar a manter uma empresa cujo dono fica desesperado quando ele não paga salário. Dos 18 anos que eu estou aqui, ele atrasou salário um dia porque o banco teve um problema. Nunca deixou de pagar o salário em dia e fica desesperado quando tem a perspectiva de não pagar.
Contou Datena.

O apresentador reforçou que não trabalhar exclusivamente por dinheiro e citou até a rescisão de contrato com a Record, o que o fez pagar uma multa milionária para a emissora de Edir Macedo. Na época, Datena assinou por 5 anos naquela que seria sua nova casa, mas preferiu rescindir o acordo, pagar a multa e voltar para a Band após menos de 2 meses.

"Se eu trabalhasse só por dinheiro, eu tinha me dado um tiro na cabeça porque eu perdi US$ 10 milhões (aproximadamente R$ 57 milhões) para a Rede Record de Televisão por uma multa. Eu achei que tinha que pagar e paguei. Perdi casa e carro", lembrou Datena.