Topo

Band veicula campanha com informações falsas sobre a covid-19

O informe recomendava tomar água como medida de tratamento da covid-19 - Reprodução
O informe recomendava tomar água como medida de tratamento da covid-19 Imagem: Reprodução

Luiza Missi

Do UOL, em São Paulo

08/03/2021 20h20

A Rede Bandeirantes de Comunicação veiculou na tarde de ontem uma campanha de conscientização com informações falsas sobre a covid-19. O informe foi exibido no Rio de Janeiro e em Presidente Prudente e dizia que, para saber se está infectado com o coronavírus, basta prender a respiração por 10 segundos — caso não sinta desconforto, "você não está infectado".

Além disso, recomendava que os espectadores tomassem água a cada 15 minutos: "Mesmo que o vírus entre, a água o levará até sua barriga, onde os ácidos naturais do estômago o eliminarão". Nenhuma dessas informações é verdadeira.

O público foi às redes sociais denunciar a campanha:

De acordo com a Band, a exibição da campanha foi um "erro individual indesculpável", e uma correção será transmitida nas cidades em que o vídeo foi veiculado. Confira a nota da emissora:

No último domingo (7), uma peça de suposta orientação de combate à pandemia da Covid-19 foi veiculada em duas praças da Rede Bandeirantes de Televisão, em um dos intervalos do "Show do Esporte". Contudo, tratava-se de um conteúdo já rejeitado, sem nenhum fundamento científico, e absurdo. Um erro individual indesculpável. Logo depois da veiculação única, as chefias responsáveis detectaram o equívoco e a peça não voltou a ser exibida.

O Grupo Bandeirantes, obviamente, não compactua com informações falsas, erradas e preza, como valor precípuo, pela prestação de serviço adequada aos seus telespectadores. Todas as providências necessárias para evitar a repetição desse erro inaceitável já foram tomadas. Informamos ainda que esta nota será lida na íntegra localmente nas praças do Rio de Janeiro e Presidente Prudente, onde a peça foi veiculada.

Informações falsas

Diferentemente do que dizia a campanha veiculada pela emissora, não é possível fazer o diagnóstico de covid-19 por conta própria. A única forma de receber um diagnóstico definitivo é realizando o exame clínico e laboratorial.

Também é falso que a ingestão de água leva o coronavírus para a barriga, onde ele seria eliminado pelos "ácidos naturais do estômago". A covid-19 é transmitida pelo ar, e as únicas formas de prevenção são a vacinação, o isolamento e o uso de máscaras com boa vedação.