Topo

Léo Rosa fez vaquinha para tratar câncer e denunciou abuso sexual na Record

Do UOL, no Rio

09/03/2021 14h52Atualizada em 10/03/2021 13h40

O ator gaúcho Léo Rosa, que morreu ontem aos 37 anos por complicações de câncer de testículo, estava esperançoso em relação a sua cura. No ano passado, ele fez um longo vídeo esclarecendo que havia parado o tratamento com a quimioterapia e recorreu a uma terapia natural, baseada em consumo de alimentos orgânicos. Em fevereiro deste ano, ele postou uma foto contando que estava fazendo quimioterapia novamente.

Em entrevista à Antonia Fontenelle, o ator falou que não pretendia mais trabalhar na Record. Ele contou que brigava com a emissora para receber por reexibição de trabalhos feitos e fez uma denúncia grave.

Passei por uma situação na Record de abuso sexual e por esse motivo não piso mais o pé lá. Isso vai ser dito, estou escrevendo uma história, que falará sobre coisas que passaram sobre minha vida.

Na Record, ele atuou em "Vidas Opostas", "Amor e Intrigas", "Promessas de Amor", "Rei Davi", "Balacobaco", "Milagres de Jesus" e "Escrava Mãe".

Apesar de não ter processado a emissora, Léo reclamou sobre a dificuldade de receber pagamentos das reprises.

"Nunca processei, muitos colegas entraram com processo trabalhista, mas eu não tenho desejo de trabalhar mais na Record. Estou pleiteando para que a Record seja honesta com os direitos conexos. Em outras empresas, chega uma comunicação em que determinado produto foi vendido ou reexibido e você tem um valor, que é seu de direito que vai entrar na sua conta. Na Record é uma novela para você receber o que é seu de direito".

O UOL procurou a emissora para comentar o assunto, mas até o momento não recebeu um retorno.

Leo contou que nunca se viu no lugar de galã e criticou o excesso de vaidade dos colegas de profissão pela busca constante por tratamentos estéticos para mudar a aparência.

"Não vai ter o Lima Duarte dessa geração? Todo mundo vai fazer implante, algo no rosto, vai fazer botox. Tem até uma música que fala, 'é dos carecas que elas gostam mais', vou ficar do jeito que a vida me oferecer".

Vaquinha para tratamento

Léo Rosa fez vaquinhas na internet para arcar com as despesas do seu tratamento alternativo no México e depois para continuar o mesmo em sua casa. Ele também vendeu seu carro, que havia comprado quando estreou em "Vidas Opostas", da Record.

Na primeira etapa, ele arrecadou R$ 140 mil.

"Tive que vir na internet pedir ajuda para as pessoas. Se eu tivesse uma casa, eu teria vendido e não teria pedido essa ajuda".

Na ocasião, o ator também pediu um emprego para juntar dinheiro. "De grão em grão o caminho se constrói. Em coletivo! Aceito trabalhos de ator/diretor/jardineiro/poeta também para poder bancar esse processo com recursos próprios, auxiliando a meta".

Leo descobriu o câncer aos 33 anos, em julho de 2017, na época que gravava a série "Mecanismo", da NetFlix. Na ocasião, a doença já estava com metástase em grau 3.

Nos últimos meses, Leo gostava de ficar em contato com a natureza, ler, tentou retomar às atividades físicas, mas relatou que sentia algumas dificuldades. No Instagram, ele postava vídeos fazendo exercícios, como pular corda, flexão e gostava de fazer trilhas.

O último trabalho de Leo na TV foi uma participação como o repórter César, em "Amor de Mãe", da Globo. O convite para a novela veio da autora, Manuela Dias.

A última postagem dele no Instagram, no dia 1º de março, foi sobre a volta da novela à grade da Globo.

"Estava em casa no Natal e a Manuela me ligou perguntando se eu teria condições de fazer este trabalho. Nem pensei, aceitei na mesma hora", disse ele, à coluna de Patrícia Kogut.