Topo

Gravada na pandemia, 'Amor de Mãe' se atrapalha com máscaras

No episódio exibido hoje, Danilo (Chay Suede) e Camila (Jéssica Ellen) ficaram sem máscara dentro do hospital - Reprodução/TV Globo
No episódio exibido hoje, Danilo (Chay Suede) e Camila (Jéssica Ellen) ficaram sem máscara dentro do hospital Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

22/03/2021 22h24

Há uma semana, "Amor de Mãe" exibe os capítulos inéditos gravados durante a pandemia. E um aspecto tem chamado a atenção do público: o uso inadequado de máscaras na novela.

Na semana passada, a enfermeira Betina (Isis Valverde) usou uma máscara imprópria durante seu plantão no hospital, e o vilão Álvaro (Irandhir Santos) já usou uma máscara feita de acrílico sem qualquer vedação. Hoje, Danilo (Chay Suede) retirou a própria máscara e também a de Camila (Jéssica Ellen) ao visitá-la no hospital.

Nas redes sociais, telespectadores apontaram o perigo de contaminação:

Na última sexta-feira (19), após críticas por um diálogo em que dois personagens diziam não haver risco de reinfecção, a Rede Globo exibiu um aviso ao final do capítulo corrigindo a informação. A emissora afirmou que, na época das gravações, "não havia conhecimento científico" sobre a possibilidade de reinfecção.

No entanto, nenhum informe foi exibido sobre o uso adequado de máscaras. O UOL entrou em contato com a Globo, e aguarda um posicionamento.

Afinal, qual máscara funciona?

Com as mutações e novos estudos sobre o coronavírus, a conclusão dos cientistas foi que as máscaras mais recomendadas para usar em locais fechados e cheios são aquelas com certificação PFF2 ou N95.

Nas redes sociais, já tem perfis dedicados a guiar os usuários nos vários modelos e preços. Se mesmo assim estiver difícil encontrar um modelo, outra opção é sobrepor uma máscara de pano e uma cirúrgica — a cirúrgica filtra bem o ar, e a de pano ajuda na vedação.