Topo

Estreia do 'De Férias' traz pergunta transfóbica a Tarso: 'Tu tem pinto?'

Tarso Brant partcipa da nova temporada do "De Férias com o Ex: Celebs", que estreia na quinta (8) - Reprodução/Instagram
Tarso Brant partcipa da nova temporada do 'De Férias com o Ex: Celebs', que estreia na quinta (8) Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

06/04/2021 12h30

O "De Férias com o Ex Brasil: Celebs" estreia na próxima quinta (8) uma nova temporada, desta vez com mais representatividade. Depois de receber críticas pela falta de diversidade, com pessoas geralmente brancas e saradas, a MTV Brasil deu sinais de que ouviu o recado e reuniu um elenco com participantes negros, LGBTs, gordos e de diferentes regiões do país.

O UOL assistiu ao primeiro episódio do reality de pegação e a partir de agora conta tudo o que rolou. Só continue a ler se você quiser saber o que vai acontecer.

Alerta de Spoiler Splash - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL


Um dos momentos mais inconvenientes acontece entre Tarso Brant, que é um homem trans -- ele foi consultor de Gloria Perez para a criação do personagem transgênero Ivan (Carol Duarte) na novela "A Força do Querer" --, e Pedro Ortega, que volta ao programa como veterano.

Os dois conversam amigavelmente sobre identidade de gênero e pegação, quando Tarso revela ser trans e Ortega fica visivelmente surpreso com a informação.

"Eu sou mais hétero. Gosto mais de mulher, mas já fiquei com homem. Tive uma experiência na minha vida que eu pude vivenciar os meus dois lados numa única existência. Eu sou trans", afirma Tarso.

Vivi minha mudança de gênero desde criança. Eu sentia que o que o mundo falava que era certo, para mim não era o que parecia ser. A única escolha que eu fiz foi ser eu. Tarso Brant

Pedro Ortega volta ao 'De Férias com Ex' como veterano - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pedro Ortega volta ao 'De Férias com Ex' como veterano
Imagem: Reprodução/Instagram

O veterano reage sem conseguir acreditar muito bem no que acabou de ouvir. "Tu é trans? Papo reto? Caralho!", diz ele. Tarso afirma que "hormônio muda tudo" e a conversa se encerra ali. Em outro momento, Ortega retoma o diálogo, desta vez na presença de Matheus Pasquarelli. É aí que ele passa dos limites.

"Tu tem pinto ou não?", pergunta Ortega. Tarso responde: "Não". E o colega continua, justificando-se: "Não tem? É xereca normal? Eu nunca conversei com um trans abertamente".

Nesse momento, Pasquarelli percebe a situação constrangedora e intervém: "Eu não tenho propriedade para falar sobre isso, mas é muito desconfortável você chegar numa pessoa trans e perguntar o que é que ela tem".

Lá fora você pode ter abertura e intimidade com qualquer pessoa, mas às vezes as pessoas não recebem isso bem. Matheus Pasquarelli

Em depoimento para o "De Férias com o Ex", Tarso demonstra tranquilidade sobre o papo que teve com Ortega. "Nem todas as pessoas têm essa naturalidade na hora de falar sobre a sua condição". Em seu depoimento, Ortega volta a falar sobre como ficou surpreso: "É maneiro demais ele ser o que sempre pensou em ser. Mas não dava para imaginar de jeito nenhum".

Tarso ressaltou, em coletiva de imprensa da nova temporada, que não se incomodou com as perguntas de Ortega: "Foi uma conversa espontânea. Eu levo as curiosidades numa boa, até perguntas um pouco preconceituosas. Tudo é curiosidade".

Diálogo "educativo e espontâneo"

Vice-presidente Sênior e Executivo da MTV, Tiaco Worcman definiu o diálogo como educativo, mesmo que o objetivo do programa não seja levantar bandeira.

Esse olhar quase que ingênuo [do Ortega] sem saber que ele [Tarso] era um homem trans foi muito legal. Foi uma maneira simples e ingênua de se perguntar. Eu fiquei orgulhoso de ter essa conversa sem filtros. Representa muito a nossa marca e o programa. Foi uma conversa aberta e o Tarso levou na boa.

Primeiro beijo e fora em date

Gabily participa do 'De Férias com o Ex: Celebs' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gabily participa do 'De Férias com o Ex: Celebs'
Imagem: Reprodução/Instagram

O primeiro beijo da temporada rolou entre Caíque e Ingrid e causou DR logo na sequência. Isso porque Gabily, cantora que teria tido um affair com Neymar, já ficou com ele e também está no elenco do programa.

Ingrid e Caíque vão para o primeiro date, um jantar à luz de velas, e ele diz que Gabily ainda gosta dele. Ingrid decide não ficar mais com ele em respeito à cantora: "Fico preocupada dela gostar de você, eu ficar com você e isso chateá-la".

Ele ainda tenta beijá-la, explica que o relacionamento "terminou de forma dramática" e diz que a única coisa que importa é ela estar a fim dele. Mas Ingrid discorda e desiste de voltar a ficar com ele: "Não é o que importa. Tem o sentimento dela também".

Treta na piscina

Marina, ex-The Circle Brasil no 'De Férias com o Ex' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Marina, ex-The Circle Brasil no 'De Férias com o Ex'
Imagem: Reprodução/Instagram

O primeiro episódio tem climão entre Caíque e Gabily, mas a primeira discussão mesmo acontece com Marina, a vencedora do The Circle Brasil, com a cantora. Sem um motivo aparente, a ex-The Circle diz estar sem paciência com ela durante uma brincadeira entre os participantes dentro da piscina.

"Baixa o tom, eu não estou gritando. Você quer que eu fale? Estou de saco cheio de tu", dispara Marina, que surpreende Gabily por tê-la elogiado dias antes. "Você era maravilhosa, mas é convivência. Não sou obrigada. Não bateu a vibe. Você está muito dramática", continua Marina.

Gabily fica chateada porque se sentiu forçada a ficar com alguém para agradar o grupo. Ela vai para o quarto e fica sozinha. "Se eu não peguei ninguém eu tenho motivo pra isso", diz.

Pedido de desculpas

As duas, já de cabeça fria, conversam e se acertam trocando um abraço. "Depois que fiquei sabendo que você e o Caíque tiveram um caso, parece que você está se prendendo. Não se prenda. Entendi seu jeito e peço perdão se eu me equivoquei", afirma Marina.

E Gabily pede: "É meu jeito. Eu estou me jogando e me divertindo de estar aqui com pessoas diferentes de mim. Acima de tudo é empatia e respeito".

O Naka voltou!

Naka volta ao 'De Férias com o Ex: Celebs' e beija Maju no mar - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Naka volta ao 'De Férias com o Ex: Celebs' e beija Maju no mar
Imagem: Reprodução/Instagram

Flávio Nakagima, que causou na primeira temporada da versão do "De Férias" (nakinha ou nakão? Ele tirou a calça e Mirella levou um susto!) com celebridades, está de volta. Agora ele sai do mar como ex de Lary Bottino, amiga de Anitta e veterana da quarta edição.

O surfista vai para o date com Maju, outra veterana do programa, e eles se beijam no mar. Em depoimento para o programa, Maju diz que sempre se deu mal em relacionamentos amorosos:

Sou muito apaixonada e me entrego demais. Por isso sempre me ferrei. Todos os meus relacionamentos eu fui corna. É um carma.