Topo

Heitor Martinez faz fisioterapia para tratar sequelas da covid-19

Robério (Heitor Martinez) - Cesar Alves/Globo
Robério (Heitor Martinez) Imagem: Cesar Alves/Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2021 08h36Atualizada em 27/04/2021 12h18

Após 13 dias de internação para tratar contra a covid-19, Heitor Martinez voltou para casa no dia 16 e já iniciou sua reabilitação das sequelas deixadas pela doença. O ator tem feito fisioterapia respiratória e bastante repouso.

Heitor acredita que procurar auxílio médico na hora certa foi fundamental para a sua recuperação. "A questão foi o timing perfeito. Se eu não interno naquele dia, eu não ia ficar bem, não. Eu só não fui entubado por uma diferença de um dia. Realmente não é exagero, salvou a minha vida. Eu estou vivo por causa daquele dia", disse à coluna de Patrícia Kogut no jornal O Globo.

Em conversa recente com o UOL, o ator, de 52 anos, deu mais detalhes sobre seu estado de saúde.

Estou na recuperação da capacidade pulmonar e motora, fundamental para não ficar com sequelas. Ainda tomo remédios e faço fisioterapia todos os dias, assim como exames regulares.

O ator, que fará parte da sexta fase da novela "Gênesis", da RecordTV, disse que o primeiro sintoma foi a tosse. Apesar de ter acompanhado a evolução do quadro, ele não foi diagnosticado com covid-19 no primeiro momento.

Fiz três exames de covid [PCR] e todos deram negativo. Fui ao hospital uma semana depois e fiz uma tomografia que ficou constatada a doença e a inflamação de 25% do pulmão. Fui internado na semana seguinte com 50% do pulmão comprometido.

Ele ainda fez um alerta ao público. "Estamos no auge da pandemia e não gostaria que ninguém passasse o que passei. Qualquer sintoma é um sinal de alerta. Tive sorte mesmo me cuidando bastante. Use máscara, não aglomere, fique em casa se puder. Se informe, consciência social é determinante para deter as contaminações."