Topo

MP pede condenação de médico por homicídio de influenciadora no Ceará

Influenciadora Liliane Amorim morreu aos 26 anos após complicações de uma lipo - Reprodução/Instagram @lilianeamorim_
Influenciadora Liliane Amorim morreu aos 26 anos após complicações de uma lipo Imagem: Reprodução/Instagram @lilianeamorim_

Do UOL, em São Paulo

27/04/2021 18h30Atualizada em 27/04/2021 18h30

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) denunciou o cirurgião plástico Benjamim Alencar pelo homicídio culposo da influenciadora digital Liliane Amorim. A jovem, de 26 anos, morreu em janeiro após ficar internada na UTI por complicações de uma lipoaspiração.

A denúncia foi feita pela 2ª Promotoria de Justiça de Crato, cidade no extremo sul do estado. De acordo com o MPCE, o médico agiu de forma imprudente e negligente, tendo violado regras técnicas da sua profissão e o cuidado com a integridade física da paciente, após realizar o procedimento estético.

Na denúncia, há o resumo dos fatos ocorridos entre o dia 9 de janeiro, quando a lipoaspiração foi feita, e o óbito no dia 24 de janeiro, incluindo a transferência de Liliane para um hospital de Juazeiro do Norte no dia 15 e sua internação na UTI da unidade no dia 17.

Segundo o MPCE, Benjamim procedeu de forma imprudente "ao conceder alta médica à vítima apenas 13h após o término do procedimento cirúrgico e ao autorizar a saída da paciente do hospital mesmo diante de reiteradas queixas de Liliane".

Naquele momento, a influenciadora dizia estar sentindo fortes dores, sonolência e dificuldade até mesmo para se comunicar verbalmente.

O MPCE ressalta ainda que o denunciado "não realizou um atendimento presencial sequer desde a precipitada alta médica".

Depois que Liliane saiu da unidade em que realizou a plástica, Benjamin voltou a se encontrar presencialmente com a vítima apenas no dia 17 de janeiro, quando ela já estava internada na UTI.

Ainda na acusação, foi disposto que além de desconsiderar as queixas de dor, sonolência e cansaço da paciente, o médico chegou a "insinuar que isso era 'manha'", da jovem.

Outro trecho da peça acusatória fala sobre a omissão negligente do profissional com a paciente já que, mesmo diante das queixas, ele orientou que a jovem não fosse levada para uma emergência, tendo voltado atrás somente após certa resistência, indicando a ida de Liliane a um hospital público.

"Portanto, o denunciado, mediante uma série alternada de ações e omissões [...], provocou o previsível resultado da morte da vítima Liliane dos Santos Amorim", reiterou a denúncia do MPCE.

A família da influenciadora digital havia feito acusações contra o médico ainda em janeiro. Na época, em conversa com o UOL, a advogada da família, Débora Helen Santos Araújo, afirmou que a expectativa era que ele fosse denunciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Foi o que se concretizou com esta denúncia do MPCE.

De acordo com uma amiga, Liliane era uma mãe dedicada de um menino de seis anos, baladeira e conhecida pelo alto-astral. No Instagram, com mais de 100 mil seguidores na época do ocorrido, ela falava sobre viagens, moda e maquiagem.