Topo

Tatá Werneck sobre Paulo Gustavo: 'Situação é muito grave, mas está vivo'

Tata Werneck usou as redes sociais para atualizar os fãs sobre o estado de saúde do amigo - Reprodução/Instagram @tatawerneck
Tata Werneck usou as redes sociais para atualizar os fãs sobre o estado de saúde do amigo Imagem: Reprodução/Instagram @tatawerneck

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 14h39Atualizada em 04/05/2021 19h25

Tatá Werneck usou as redes sociais hoje para combater os rumores de que seu amigo, o humorista Paulo Gustavo, teria morrido:

"A situação do Paulo é muito grave. Mas ele está vivo. Parem. Parem de querer ganhar likes em cima dele. Nesse momento ele está vivo. Deixem o Paulo em paz. Deixem meu amigo em paz!"

Ela rebateu uma seguidora que disse que Paulo deve ter alguma outra doença para ter um quadro grave tão jovem: "Não! Paulo não tem comorbidades! Teve asma há 10 anos atrás e nunca mais teve crise. Enxerguem a realidade! Parem de negar a gravidade desse vírus!"

"A situação dele é grave. Mas mesmo assim é muito cruel darem uma notícia. Tirarem as chances e as esperanças. Paulo está vivo. Permanece lutando. Sabemos da dificuldade e da gravidade. Mas por favor não deem notícias para ganhar likes".

Tatá completou: "Enquanto há vida há esperança! Paulo está vivo!"

Ele está internado com covid-19 desde o dia 13 de março. De acordo com o boletim médico divulgado ontem, Paulo Gustavo sofreu uma embolia gasosa, quando um vaso sanguíneo é obstruído por uma bolha de ar. No caso do humorista, o problema atingiu o sistema nervoso central, que compreende cérebro e medula espinhal.

Os médicos afirmaram: "Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade".

Maisa também falou sobre o estado de saúde do amigo, disse que não perdeu a fé e pediu orações aos fãs: "Apesar de tantos acontecimentos tristes no dia de hoje... Sigo com minha fé".

Marina Ruy Barbosa escreveu: "Paulo Gustavo tem uma família linda, e que precisa dele. Precisamos continuar orando pela recuperação dele!"

Bruna Marquezine recomendou: "Denunciem perfis que divulgam fake news e sigam orando. Orem por ele, pelo milagre, pelos seus familiares e por tantas outras pessoas que estão sofrendo diariamente por conta desse vírus".

Cacau Protásio compartilhou um vídeo pedindo orações para o amigo. "Neste momento temos que unir a nossa fé. Vamos unir as nossas energias e acreditar que tudo vai ficar bem", afirmou a atriz.

Larissa Manoela também se manifestou: "Já 'Deus' certo, Paulo Gustavo ❤️ Te amo e o Brasil também. Sigamos orando muito pela vida do nosso amado! Eu sinto, logo ele estará de volta levando muita alegria pra vida de tantas pessoas! Vibremos".

O histórico do estado de Paulo Gustavo

O comediante foi intubado em 21 de março, após 8 dias de internação para combater a covid-19. Paulo Gustavo, no entanto, continuou a apresentar piora do quadro respiratório e, no dia 2 de abril, a equipe médica decidiu submetê-lo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI, uma técnica também conhecida como pulmão artificial que auxilia na oxigenação do sangue.

No dia 4 e, novamente, no dia 9 de abril, o ator passou por procedimentos por via endoscópica (toracoscopia) para corrigir fístulas bronco-pleurais, uma comunicação anormal entre brônquios e pleura, a membrana dos pulmões, que permite o vazamento de ar.

Em 11 de abril, o ator seguia em estado crítico, teve nova fístula detectada, segundo nota à imprensa, e recebeu reposição de fatores de coagulação. No dia 15 de abril, um novo boletim médico afirmou que ele também foi submetido naquela semana a "várias intervenções, como broncoscopias, e alguns procedimentos cirúrgicos" que controlaram hemorragias.

O último boletim foi divulgado no dia 26 de abril, quando a equipe de Paulo Gustavo informou que uma nova pneumonia bacteriana havia sido identificada. Na ocasião, os médicos estavam otimistas, acreditavam que o problema estava sendo tratado de forma eficiente e falavam em "evidências de melhora na função pulmonar".