Topo

Tatá Werneck fala sobre Paulo Gustavo: 'Impossível falar dele no passado'

Paulo Gustavo e Tatá Werneck - Reprodução/Instagram
Paulo Gustavo e Tatá Werneck Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/05/2021 06h35Atualizada em 06/05/2021 06h36

Tatá Werneck, uma das amigas mais próximas de Paulo Gustavo, foi uma das artistas mais ativas nas redes sociais ao pedir pela recuperação do ator e humorista, que morreu anteontem aos 42 anos, vítima da covid-19.

Além de "puxar" correntes de oração, Tatá também sempre fez questão de frisar o quanto Paulo era especial em sua vida e para todos à sua volta. Assim que a morte dele foi confirmada, ela tomou a iniciativa de pedir um minuto de aplausos para homenageá-lo, atitude que recebeu apoio de diversos outros artistas, passando pela prefeitura de Niterói, cidade natal de Paulo, chegando até a Câmara dos Deputados.

Ela relembrou como ele animava o hospital enquanto ainda estava consciente. "O Paulo brincava muito com os enfermeiros, contava piadas, fazia de tudo para animar aquele lugar. Nas duas vezes em que me ligou por Facetime disse que o humor o estava salvando. Os enfermeiros diziam que não ia ter corredor suficiente no hospital de tanta gente que o aplaudiria quando se recuperasse", disse em depoimento para "O Globo".

"Tudo no Paulo é majestoso, grandioso. Ele ia para o teatro e era um fenômeno. Para o cinema, e fazia a maior bilheteria. Do mesmo tamanho era o seu nível de generosidade. Qualquer pessoa que ele soubesse que tinha um grande talento, ele fazia o que podia para que tivesse sucesso. Com a Iza foi assim", prosseguiu, citando a cantora a quem Paulo deu as primeiras oportunidades na carreira.

Paulo é tão intenso que sempre que o encontrava parecia que ele havia ficado dias ensaiando para aquele momento ser tão especial. Nunca passei um dia mais ou menos com ele. Impossível falar dele no passado, porque o Paulo é vida.

Ela prosseguiu: "O Paulo tem um jeito único de fazer humor. Você vê hoje em dia várias pessoas falando com o Paulo Gustavo, agindo como ele. Está deixando um legado de filmes incríveis, histórias de emoção, personagens lendários. Criou uma embocadura, uma entonação, uma maneira de falar as coisas com licença poética que lhe permitia criticar o que ninguém consegue. É perfeccionista, pensa em cada detalhe, não aceita nada mal feito. É desesperador o que está acontecendo", lamentou.

Tatá então comentou sobre a morte do ator, ainda sem acreditar. "Sempre tive muito medo da morte, mas não tem como esse lugar não ser bom, porque o Paulo anima qualquer lugar. O Paulo é essa pessoa que está dilacerando a gente de saudade, mas pensar que em cada vida perdida para a covid-19, nas famílias que estão sofrendo. As pessoas precisam entender que não é brincadeira. Pensar que através do seu trabalho honesto conseguir ter recursos para ter a melhor estrutura, mas mesmo assim não foi suficiente", destacou.

Paulo será cremado hoje em uma cerimônia restrita a familiares e amigos. O local não será divulgado para evitar aglomerações.