Topo

'Paulo Gustavo virou um mártir pra mim', diz Fábio Porchat

Fábio Porchat fala sobre Paulo Gustavo na Globonews - Reprodução/Instagram
Fábio Porchat fala sobre Paulo Gustavo na Globonews Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/05/2021 06h53Atualizada em 07/05/2021 16h39

Em um depoimento emocionado sobre Paulo Gustavo, Fábio Porchat fez um desabafo sobre o amigo, com quem se formou na Casa de Artes das Laranjeiras nos anos 2000, e também sobre a atual situação do país. Paulo morreu nesta semana, vítima da covid-19.

"O Paulo Gustavo hoje representa para mim dois Brasis bem diferentes: o primeiro é o Brasil que a gente quer, o Brasil que deu certo, o Brasil de quem vem do nada, aquela pessoa que por sua luta, por seu trabalho, pelo seu talento, conquista seu lugar ao Sol, chega lá juntando gente, trazendo para perto, transbordando coisa boa. Esse é o Brasil que a gente quer, e é o Brasil que a gente se lembra e conhece", começou Porchat em depoimento para o "Jornal das 18", da Globonews.

Ele prosseguiu: "Mas a morte do Paulo também nos lembra de um Brasil que a gente não aguenta mais. O Brasil em que a tragédia se normalizou. O Brasil de pessoas que negam coisas que são comprovadas. O Brasil de gente que não está nem aí, e não tem vergonha de dizer que não está nem aí. Esse Brasil eu não aguento mais. Esse país o Paulo não aguentava mais".

Em seguida, desabafou: "A morte do Paulo não à toa acontece no momento em que a CPI da Covid está acontecendo. É um marco. O Paulo virou um mártir para mim. Por que o Brasil inteiro chora pelo Paulo porque ele era um talento, porque foi uma tragédia, e porque as pessoas não aguentam mais. 420 mil famílias não aguentam mais. As pessoas não conseguem suportar mais o peso da incompetência, da ignorância e do descaso", destacou, emocionado.

Por fim, garantiu: "O Paulo nos deixa, mas a gente pega o bastão daqui e segue na corrida, segue na jornada, porque é preciso estar atento e forte. E isso o Paulo sempre teve".

Paulo Gustavo foi cremado ontem, em cerimônia restrita a familiares e amigos mais próximos, em um cemitério de Niterói, Rio de Janeiro, sua cidade natal.

Paulo foi mais uma vítima da covid-19

O comediante foi intubado em 21 de março, após 8 dias de internação para combater a covid-19. Paulo Gustavo, no entanto, continuou a apresentar piora do quadro respiratório e, no dia 2 de abril, a equipe médica decidiu submetê-lo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI, uma técnica também conhecida como pulmão artificial que auxilia na oxigenação do sangue.

No dia 4 e, novamente, no dia 9 de abril, o ator passou por procedimentos por via endoscópica (toracoscopia) para corrigir fístulas bronco-pleurais, uma comunicação anormal entre brônquios e pleura, a membrana dos pulmões, que permite o vazamento de ar. Em 11 de abril, o ator seguia em estado crítico, teve nova fístula detectada, segundo nota à imprensa, e recebeu reposição de fatores de coagulação.

No dia 15 de abril, um novo boletim médico afirmou que ele também foi submetido naquela semana a "várias intervenções, como broncoscopias, e alguns procedimentos cirúrgicos" que controlaram hemorragias. Na segunda-feira (3), os médicos informaram que Paulo Gustavo havia sofrido uma embolia gasosa disseminada. Ele havia acordado horas antes, conversado com o marido e a equipe médica, mas, em seguida, seu quadro se tornou crítico e, eventualmente nesta terça (4), "irreversível", segundo o boletim.

Em nota oficial, a equipe de Paulo Gustavo confirmou a morte do ator no fim da noite:

Às 21h12 desta terça-feira, 04/05, lamentavelmente o paciente Paulo Gustavo Monteiro faleceu, vítima da covid-19 e suas complicações. Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento", diz a nota.

O ator deixou os dois filhos Gael e Romeu, de 1 ano e 9 meses, e o marido, o médico dermatologista Thales Bretas.

Veja fotos do humorista e ator Paulo Gustavo