Sala de cinema de Centro Cultural de São Paulo vai homenagear Paulo Gustavo
A sala de cinema do Centro Cultural Olido, no centro de São Paulo, passará a se chamar "Sala Paulo Gustavo", em homenagem ao humorista, ator e diretor, que morreu de covid-19 na última terça-feira (4).
O decreto que determina a nomeação, "considerando a brilhante atuação do homenageado na área da arte cinematográfica", foi publicado no Diário Oficial do Município de hoje.
O local, que existe desde 2004, é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Ontem, familiares e amigos se despediram de Paulo Gustavo em uma cerimônia restrita em um cemitério de Niterói, no Rio de Janeiro. O corpo do humorista foi cremado.
Mais uma vítima da covid-19
O comediante foi intubado em 21 de março, após 8 dias de internação para combater a covid-19. Paulo Gustavo, no entanto, continuou a apresentar piora do quadro respiratório e, no dia 2 de abril, a equipe médica decidiu submetê-lo à terapia por ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) na UTI, uma técnica também conhecida como pulmão artificial que auxilia na oxigenação do sangue.
No dia 4 e, novamente, no dia 9 de abril, o ator passou por procedimentos por via endoscópica (toracoscopia) para corrigir fístulas bronco-pleurais, uma comunicação anormal entre brônquios e pleura, a membrana dos pulmões, que permite o vazamento de ar. Em 11 de abril, o ator seguia em estado crítico, teve nova fístula detectada, segundo nota à imprensa, e recebeu reposição de fatores de coagulação.
No dia 15 de abril, um novo boletim médico afirmou que ele também foi submetido naquela semana a "várias intervenções, como broncoscopias, e alguns procedimentos cirúrgicos" que controlaram hemorragias. Na segunda-feira (3), os médicos informaram que Paulo Gustavo havia sofrido uma embolia gasosa disseminada. Ele havia acordado horas antes, conversado com o marido e a equipe médica, mas, em seguida, seu quadro se tornou crítico e, eventualmente nesta terça (4), "irreversível", segundo o boletim.
Em nota oficial, a equipe de Paulo Gustavo confirmou a morte do ator no fim da noite do mesmo dia.
O ator deixou os dois filhos Gael e Romeu, de 1 ano e 9 meses, e o marido, o médico dermatologista Thales Bretas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.