Topo

Regina Duarte se retrata por divulgar fake news sobre Marisa Letícia

Regina Duarte, em foto de maio de 2020, ainda no cargo de secretária especial da Cultura, em Brasília - Isac Nóbrega/PR
Regina Duarte, em foto de maio de 2020, ainda no cargo de secretária especial da Cultura, em Brasília Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

08/05/2021 10h47Atualizada em 08/05/2021 11h00

A atriz e ex-secretária da Cultura Regina Duarte publicou em seu perfil no Instagram um pedido de desculpa por ter divulgado uma fake news sobre o patrimônio da ex-primeira dama Marisa Letícia Lula da Silva em abril de 2020.

Regina foi condenada pela 12ª Vara Cível de Brasília por ter compartilhado fake news. Segundo ela, a retratação é um "sincero pedido de desculpas à memória de D. Marisa Letícia e a sua família".

"No dia 11 de April de 2020, reproduzi no meu Instagram uma informação sobre o inventário do patrimônio da falecida D. Marisa Letícia Lula da Silva que apesar de ter sido obtida de fontes oficiais públicas e amplamente divulgada por meios de comunicação, veio posteriormente a revelar-se errada e eventualmente corrigida pelos órgãos judiciais relevantes. Assim que tomei conhecimento de que a informação partilhada estava incorreta, apaguei voluntária e prontamente a postagem do meu Instagram", escreveu a atriz ontem, na rede social.

Na postagem condenada, Regina afirmava que foram encontrados R$ 256 milhões nas contas de Marisa Letícia. O saldo, na verdade, apresentava R$ 26 mil. Um juiz confundiu a quantia aplicada em CDBs com debêntures de outra natureza.

"Nunca foi minha intenção divulgar uma inverdade ou propagar fake news. Infelizmente, neste caso, fui induzida a erro e quero por isso estender, pelo sucedido, um sincero pedido de desculpas à memória de D. Marisa Letícia e a sua família", completou.

Sobre a condenação, ela afirmou que considera a sentença "paradigmática e exemplar no que remete à defesa da liberdade de expressão e também reveladora sobre o perigo das fake news em nossa sociedade".

Em outro post, ela compartilhou sentença na íntegra (veja abaixo).