Topo

Justiça condena Augusto Nunes a indenizar Gleisi Hoffmann por danos morais

O jornalista Augusto Nunes - Reprodução / Roda Viva
O jornalista Augusto Nunes Imagem: Reprodução / Roda Viva

Colaboração para o UOL

11/05/2021 10h48

O TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) condenou o jornalista Augusto Nunes a pagar indenização de R$ 30 mil por danos morais a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Augusto Nunes foi condenado após ter chamado a parlamentar de "amante" mais de 70 vezes em textos publicados nos veículos jornalísticos em que trabalha, em referência ao apelido de Hoffmann na planilha da Lava Jato.

No entanto, a Justiça entendeu que o termo "amante" deixou de ser utilizado pelo jornalista com o intuito de informar o leitor a respeito da operação e passou a ser usado para ofender a deputada.

"O sentido infamante e desrespeitoso adotado pelo réu se encontra carregado ainda de conteúdo misógino e sexista, puramente com o intuito de agredir a demandante", disse o desembargador Alvaro Ciarlini, relator do processo.

O desembargador afirma que Nunes abusou do direito à liberdade de expressão e de imprensa, além de atingir a esfera extrapatrimonial e a integridade da parlamentar.

O TJ também determinou que a decisão seja divulgada na íntegra nos veículos onde Augusto Nunes publicou os textos sobre Gleisi Hoffmann, como a revista Veja e o portal R7.

O pedido da deputada tinha sido negado em 1ª instância em novembro do ano passado. Na época, ela exigiu R$ 70 mil por danos morais.

"Decisão judicial muito importante para todas as mulheres, atacadas e discriminadas por nossa atuação na política", comemorou Hoffmann ontem pelas redes sociais. "Tribunal deixou claro que liberdade de expressão não protege nem deixa impune a ofensa, a misoginia e o sexismo."