Topo

Sem Philip, Rainha Elizabeth abre parlamento britânico ao lado de Charles

Príncipe Charles e Rainha Elizabeth 2ª; herdeiro e monarca fizeram abertura das atividades do parlamento - Reprodução Twitter/Chris Jackson
Príncipe Charles e Rainha Elizabeth 2ª; herdeiro e monarca fizeram abertura das atividades do parlamento Imagem: Reprodução Twitter/Chris Jackson

Do UOL, em São Paulo

11/05/2021 09h14Atualizada em 11/05/2021 12h31

A rainha Elizabeth 2ª e o herdeiro direto ao trono, o príncipe Charles, abriram as atividades do parlamento britânico em 2021. Ambos estavam presencialmente no Palácio de Westminster, local em que ficam as casas parlamentares do Reino Unido.

Foi a primeira cerimônia oficial desde o funeral do marido, o príncipe Philip, morto em abril aos 99 anos. Também é a 67ª abertura do parlamento feito por Elizabeth.

A monarca se sentou sozinha no trono de soberano na Câmara dos Lordes — que reúne a coroa e a Câmara dos Comuns.

Segundo o The Sun, desde a morte de Philip, o trono de príncipe consorte foi retirado. O de Elizabeth estava sozinho.

O príncipe Charles já havia acompanhado a rainha à inauguração estadual em dezembro de 2019, outubro de 2019 e junho de 2017. Ele sentou-se com Camila em uma cadeira de Estado.

A cerimônia teve capacidade reduzida e uso de máscaras em razão da pandemia de coronavírus — ontem, a Inglaterra não registrou nenhuma morte por covid-19 em 24 horas.

Na abertura da sessão parlamentar, ela fez um discurso — escrito pelo governo — apontando medidas de recuperação nacional da pandemia, tornando o Reino Unido "mais forte, mais saudável e mais próspero que antes"

Rainha Elizabeth - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Rainha Elizabeth faz abertura do parlamento ao lado do príncipe Charles
Imagem: Reprodução/Instagram

Meu governo aumentará as oportunidades em todas as partes do Reino Unido, apoiando empregos, negócios e crescimento econômico, e abordando o impacto da pandemia nos serviços públicos.

Meu governo protegerá a saúde da nação, dando continuidade ao programa de vacinação e fornecendo financiamento adicional para apoiar o NHS [equivalente ao SUS].

A rainha também apontou que o governo britânico vai focar na educação das crianças que tiveram que paralisar as atividades escolares.

Segundo o The Sun, todos os presentes fizeram testes para a covid-19 e só quem teve resultado negativo participou. A rainha não usou a coroa na cerimônia.