Topo

Vera relembra título de Miss Brasil e fala da ausência de mulheres negras

A atriz Vera Fischer como Miss Brasil - Reprodução/Instagram
A atriz Vera Fischer como Miss Brasil Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/05/2021 08h37

Vera Fischer relembrou de quando foi eleita Miss Brasil, em 1969. Por meio de seu perfil oficial no Instagram, ela aproveitou o dia de ontem, que marcou os 132 anos da Abolição da Escravatura, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea e lamentou a falta de mulheres negras no dia do concurso que a intitulou Miss.

Na imagem, a atriz de 69 anos aparece de maiô e na legenda, além de relembrar o título, ela abordou o racismo:

"Essa foto foi tirada em 1971 nos bastidores da TV Tupi, onde eu fazia parte do júri do programa Flávio Cavalcanti. Dois anos antes eu havia ganhado o título de Miss Brasil que foi uma ponte para minha realização profissional e a construção da minha carreira como atriz", iniciou Vera.

"Amo muito o meu título e sou muito grata por todo reconhecimento e carinho advindo dele, mas naquele concurso não havia nenhuma mulher preta brasileira. Hoje, 52 anos depois, dia em que se comemora a pseudo abolição da escravatura no nosso país, ainda faltam mulheres pretas nos concursos de beleza, no jornalismo, na política e nos elencos da TV. Não tá passando da hora, não, gente? Pega a visão!", finalizou ela.

Confira: