Homem acusa Rafa Kalimann, Carla Diaz e Jojo Todynho de propaganda enganosa
Um auxiliar administrativo entrou com uma ação contra mais de 20 personalidades, entre funkeiros, atrizes da Globo e ex-BBBs por propaganda enganosa. Ele alega que foi levado a comprar dois celulares iPhone, da Apple, pela publicidade promovida nas páginas destas celebridades no Instagram, mas que não recebeu os aparelhos pelos quais pagou.
A lista de famosos atreladas ao processo, que o UOL teve acesso, é extensa e traz nomes como: Cleo Pires, Mc Mirella, Mc Kekel, Mc Guime, Jojo Todynho, Flávia Viana ("BBB 7" e "A Fazenda 9"), Gleici Damasceno ("BBB 18" e "No Limite"), Jéssica Mueller ("BBB 18" e "No Limite"), Carla Diaz ("BBB 21"), Luísa Sonza, Rafa Kalimann ("BBB 20"), Breno Simões ("BBB 18") e Adriana Sant'Anna ("BBB 11")
O comprador também processa a empresa que vendeu o produto em 2018, mas a ação foi ajuizada somente agora na 4ª Vara Cível de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.
Em pesquisa a reclamações, via internet, tudo leva a crer que a propaganda foi 'enganosa' e 'mentirosa', pois, ocorreram centenas de casos idênticos em que consumidores foram vítimas por confiarem em anúncio feito pelos corréus.
O auxiliar administrativo afirma que comprou os celulares pelo valor de R$ 2,2 mil. Ele pede uma indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil, além da restituição financeira de R$ 4,4 mil pelos celulares, em valores atualizados com juros e multa.
O comprador, que recorre ao Direito do Consumidor, diz que todos — tanto a empresa que vendeu o celular quanto as celebridades que fizeram a publicidade do produto — são responsáveis pelos danos que alega ter sofrido.
Ele diz que o problema tem causado, além de prejuízo financeiro, "grande abalo material e moral, envergonhando-o perante as pessoas com as quais mantém relacionamento pessoal e familiar".
A reportagem tentou contato com a empresa que vendeu os celulares, mas ela não foi localizada. Vários famosos citados no processo também foram procurados, mas não se manifestaram até o momento.
Procurado pelo UOL, o advogado especialista em processo civil Ricardo Brajterman, que tem clientes famosos, afirma que "o Código de Defesa do Consumidor só pode ser aplicado quando empresas atuam em parceria para venda do produto, o que não é o caso, pois os artistas são meros garotos-propaganda e sem responsabilidade pela entrega, fabricação e prestação do serviço. Eles somente divulgam o serviço".
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