Topo

Caio Castro e Rafa Kalimann são acusados de homofobia por apoio a pastor

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/05/2021 08h25Atualizada em 31/05/2021 13h42

O ator Caio Castro e a apresentadora Rafa Kalimann, finalista do "BBB 20", foram alvo de críticas do público no fim da noite de ontem (30) e na manhã de hoje (31) após compartilharem um trecho da participação de um pastor no "Programa Raul Gil", em que diz não ser "a favor do relacionamento" entre pessoas do mesmo sexo.

Na sequência, o pastor Cláudio Duarte conta: "Eu vivi com um cara que era meu irmão, e ele era gay. Ele tinha uma situação [financeira] melhor que a minha. Eu usava o tênis dele, as roupas dele. Eu não tenho problema nenhum. Eu tenho valores, não vou abrir mão deles. Se você me perguntar se eu acho certo, eu não acho. Mas isso não nos torna inimigos".

A publicação não foi recebida por parte dos fãs e seguidores de Rafa e Caio, que levaram o assunto aos Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter.

Após ser criticada, Rafa Kalimann apagou a postagem e publicou um pedido de desculpas, no qual disse que seu intuito "era repassar aquilo para aqueles que tratam mal os LGBTs por conta de religião, pra de uma vez por todas isso parar".

Caio Castro se manifesta após polêmica envolvendo vídeo de pastor - Instagram/@caiocastro - Instagram/@caiocastro
O posicionamento de Caio Castro após as acusações de homofobia
Imagem: Instagram/@caiocastro

Já o ator não apagou a publicação, mas esclareceu seu ponto de vista sobre as afirmações do pastor na manhã desta segunda-feira. Para Caio, assim como para Rafa, as afirmações do pastor seriam válidas por pedirem respeito a opiniões divergentes, embora ele tenha afirmado "ser contra" o fato de o religioso "ser contra" a união entre homossexuais.

No entanto, fãs e outros ex-BBBs acreditam que o conteúdo da mensagem, apesar de citar o respeito, suscita o preconceito e a violência.

Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, ex-participante do "BBB 21" que é abertamente gay e cristão, respondeu a retratação de Kalimann, explicando por que o vídeo era problemático.

Gil finalizou a conversa dizendo que acha "válido e nobre quem reconhece e pede desculpas".