Topo

Rafa Brites faz análise sobre tempo na TV e diz que ego a 'alimentava'

Rafa Brites - Reprodução Instagram
Rafa Brites Imagem: Reprodução Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/06/2021 07h57

Rafa Brites fez uma análise sobre sua saída da televisão, quando pediu demissão da TV Globo em 2019. Em uma entrevista concedida para a revista Quem, a escritora balanceou o que a mantinha nos holofotes e chegou a conclusão que apesar do período em que ficou nas telinhas foi de aprendizagem, o que a 'alimentava', era o ego e o estrelismo.

Assim que deixou a TV, Rafa passou a ser coach, empresária e escritora. Ela conta com dois milhões de seguidores no Instagram e por meio das redes sociais, seu papel é "encorajar mulheres a serem independentes e autênticas".

"As pessoas falam para mim 'Poxa, você era uma promessa lá dentro'. Eu estava em ascensão, trabalhando no Mais Você e no Superstar. Sou muito grata pelo tempo que passei lá, meu marido [Felipe Andreoli] continua trabalhando na Globo. Sinto que foi muito importante eu estar lá, mas em algum momento eu senti que o que alimentava a minha trajetória era o meu ego. Senti que ser mais famosa, estar mais bem vestida, estar num protagonismo… uma hora eu vi que queria mais e mais disso. Então, já não importava mais a mensagem que eu estava passando, e sim o quanto eu estava aparecendo", contou.

"Não por culpa de ninguém, mas por minha, eu estava me deixando levar pela vaidade. Achei que recebi muitos recursos na vida, financeiro, de estudo, de saúde e capacidades intelectuais para só querer alimentar minha vaidade, e eu nunca ficaria feliz. Sempre ia ter um passo a frente, algo a mais para conquistar. Quando a gente espera a felicidade no próximo passo, a vida passa e a gente nunca vai se sentir satisfeito", disse ela, que está com 34 anos e [e casada com Felipe Andreoli com quem tem Rocco, de 3 anos.

A jornalista percebeu que a vaidade a vida de luxo e glamour estavam tomando conta de quem é:

"Não por culpa de ninguém, mas por minha, eu estava me deixando levar pela vaidade. Achei que recebi muitos recursos na vida, financeiro, de estudo, de saúde e capacidades intelectuais para só querer alimentar minha vaidade, e eu nunca ficaria feliz. Sempre ia ter um passo a frente, algo a mais para conquistar. Quando a gente espera a felicidade no próximo passo, a vida passa e a gente nunca vai se sentir satisfeito", analisou ela, que continuou:

"Descobri que queria uma bolsa de marca para mostrar. Ter uma bolsa era para mim como um cartão de visita que antecedia minha chegada. Por meio daquela bolsa, daquela joia que eu tinha comprado, eu já dizia 'eu sou uma mulher de sucesso'. Só que eu passei a rever o que é sucesso, e pra mim não é dinheiro, não é ter joia. Sucesso pra mim é colaborar com o mundo, mudar a vida de alguém, fazer algo com propósito. Antes meu propósito de vida era algo comigo mesma".

Atualmente, Rafa Brites se questiona todas as vezes em que sente vontade de adquirir um item de luxo:

"Tem vezes em que vou querer me maquiar, me arrumar, comprar algo mais caro, mas sempre me perguntando qual o propósito daquilo. Esses dias comprei uma bota muito cara, nunca mais tinha comprado em lojas de luxo, mas comprei com consciência de que aquilo servia para mim", afirmou.

"O que eu achei que tinha só por metida a besta, eu doei. Doei duas Birkin [modelo da grife Hermès que custa a partir de 50 mil], hoje em dia eu acho descabido alguém usar essa bolsa. Passei a comprar roupas de marcas brasileiras. Antes eu queria ir numa festa com roupa da Chanel, Prada, Versace… hoje eu faço questão de dizer que são de marcas de brasileiras que estão empreendendo, gerando renda para o país e com preço justo. Algumas coisas que faziam sentido, como uma bolsa preta [e cara] bonita, eu continuo usando. Me desfiz de relógio Rolex que não preciso. Minha aliança, que ganhei do meu pai, que era da minha avó, fiquei porque tem um sentido pra mim. Tudo é sobre se questionar qual a motivação de ter algo, e se não for a felicidade plena, é insegurança. Tem tantos recursos para a gente gostar do nosso corpo, da nossa história", finalizou.