Topo

Mia Khalifa entra na brincadeira e posta montagem depondo na CPI da Covid

A atriz compartilhou a montagem em seu Twitter - Reprodução
A atriz compartilhou a montagem em seu Twitter Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/06/2021 18h02

Depois de entrar para a lista de assuntos mais comentados do Twitter por causa do argumento de um senador na CPI da Covid, Mia Khalifa já está familiarizada com os memes brasileiros.

A ex-atriz pornô já havia se pronunciado sobre o tema negando ser médica, mas agora entrou de vez na brincadeira com uma montagem em que aparece depondo na CPI.

Ela fez uma postagem dizendo que passa o dia tomando café, dormindo e assistindo à nova série do Loki, da Marvel. Um seguidor brasileiro respondeu em inglês: "E mesmo assim ela arruma tempo para salvar o Brasil da covid".

Mia então compartilhou o post acrescentando a montagem e a frase: "Uma mulher do povo".

Entenda a história

Durante a CPI da Covid, Heinze relembrou uma história revelada em junho de 2020 pelo jornal inglês The Guardian, quando a empresa Surgisphere — que conduziu um teste publicado na revista científica "The Lancet", condenando o uso da cloroquina contra a covid-19 — descobriu depois que entre os funcionários constavam uma atriz pornô e uma escritor de ficção científica.

"Pesquisadores começaram a investigar e descobriram que a gerente de vendas da Surgisphere era, pasmem, Sras. Deputadas que estão aqui, Srs. Senadores, a gerente de vendas da Surgisphere era uma atriz pornô. Uma atriz pornô. Nada contra ela", disse Heinze.

Fake news com Mia Khalifa como suposta médica - Reprodução - Reprodução
A fake news que usava uma foto de Mia Khalifa como uma suposta médica
Imagem: Reprodução

Na ocasião, os pesquisadores retiraram o artigo da revista The Lancet — afirmaram que a Surgisphere não iria transferir o conjunto completo de dados para uma análise independente e "não podem mais garantir a veracidade das fontes primárias de dados".

Nas redes sociais, muita gente confundiu a história relatada pelo senador governista com o meme da ex-atriz pornô libanesa Mia Khalifa, citada como doutora Marcela Pereira, uma suposta infectologista do Instituto Emílio Ribas e que estaria conduzindo um estudo sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19. O meme que circulou no início da pandemia já foi desmentido por agências de checagem.

Os assuntos foram relacionados nas redes sociais e chamaram a atenção de Mia Khalifa. "Perdão. O Brasil está uma bagunça agora. Estamos perdidos e usamos qualquer coisa para nos divertirmos", brincou um dos seguidores da ex-atriz pornô.

Mais tarde, Mia concordou que está difícil ser brasileiro. "Se você se sentir mal sobre si mesmo, lembre-se de que pelo menos você não é o senador brasileiro que levou Mia Khalifa aos trending topics de política no país."