Topo

Ex-ator da Record defende legalização: 'Na TV, vendia sabão, agora maconha'

Ator Ricardo Petraglia aos 70 anos de idade - Reprodução/Instagram
Ator Ricardo Petraglia aos 70 anos de idade Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2021 11h50

De "A Viagem" a "Os Dez Mandamentos", seu último papel na TV, Ricardo Petraglia conta com dezenas de novelas no currículo. Agora, no entanto, o ator aposentado se dedica ao ativismo canábico depois que um problema de saúde afetou sua vida em 2005.

"Tive um problema no quadril, coloquei uma prótese coxofemural e isso desequilibrou a minha coluna vertebral. Para complicar, eu não posso tomar anti-inflamatórios e analgésicos", explica ao jornal O Globo.

Privado de tomar esses medicamentos por causa da hepatite C, seu médico do recomendou que ele experimentasse maconha na época. Pouco depois, com a efetividade da planta, o ator buscou um habeas corpus que o permitisse cultivar maconha legalmente.

Ricardo afirma que nunca duvidou estar na TV para vender sabão e fazer merchandising de banco. "Agora não vendo mais sabão, vendo maconha, sou um militante da legalização", explica o ator de 70 anos.

"Acredito que deve ser direito de todo mundo usar o que quiser desde que não afete a saúde e as vidas das outras pessoas", pondera Ricardo Petraglia, que hoje é associado à ABRACannabis.