Lojistas de Niterói querem retirar homenagem a Paulo Gustavo de nome de rua
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas Niterói) pede ao prefeito da cidade, Axel Grael (PDT), que reverta a alteração do nome da Rua Coronel Moreira César, que foi rebatizada para Rua Paulo Gustavo após a morte do ator.
O presidente da entidade, Charbel Tauil, afirma ao UOL que a mudança prejudica os comerciantes da região. Ele argumenta que os lojistas precisarão arcar com os custos de alterar o endereço em materiais de marketing, e também nos documentos de suas empresas, já que fornecedores não fecham contratos caso o nome da rua esteja diferente no endereço de entrega e no CNPJ.
Questionado se o sindicato já recebeu reclamações sobre problemas do tipo desde a mudança, que aconteceu no dia 19 de maio, Tauil respondeu que não, porque a instituição não tem esse tipo de alcance com os filiados.
Em ofício enviado à Prefeitura no dia 10 de maio, antes da aprovação da mudança, o sindicato afirma que vê como "justíssima" a homenagem, mas questiona a consulta pública que a originou: "A pergunta da consulta ('Você concorda com a substituição do nome da Rua Coronel Moreira César, em Icaraí, para Rua Ator Paulo Gustavo?') não deixava margem para nenhuma outra sugestão, praticamente direcionando o votante".
Tauil também questiona a "temporalidade" da pergunta. "A consulta foi feita no mesmo dia da morte. Na emoção, obviamente 100% da população vai dizer 'sim'".
Desde a mudança, celebridades como Fábio Porchat, Tatá Werneck e Regina Casé comemoraram o novo nome da rua. Questionado pelo UOL se a homenagem poderia beneficiar os comércios aumentando a circulação na região, Tauil respondeu:
É bonito? É bonito, mas imagina mudar o seu nome? É a sua história. Charbel Tauil, presidente do Sindilojas Niterói
No ofício, a entidade argumenta: "Guardadas as devidas proporções, imagine o Rio de Janeiro trocar o nome da Avenida Rio Branco, ou São Paulo rebatizar a Avenida Paulista. Pois é o que, numa escala obviamente muitíssimo menor, a Moreira César representa para Niterói".
Além da reclamação do Sindilojas, o Conselho Comunitário Da Orla da Baía De Niterói (CCOB) fez uma representação ao Ministério Público do Rio de Janeiro alegando uma suposta irregularidade na mudança de nome da rua.
Também procurado pela reportagem, o MP informou que a representação foi indeferida. Em documento, mencionando outras mudanças de
nome de importantes vias da cidade, a promotora Renata Scarpa afirmou:
Entendo inexistir fundamento para a instauração de procedimento no âmbito desta Promotoria de Justiça, uma vez que não foram identificados indícios de violação aos direitos tutelados pelo Ministério Público.
A promotora ainda reforçou que "a alteração do nome da rua trará ainda mais visibilidade ao logradouro e, consequentemente, ao comércio."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.