Topo

Alexandre Garcia lucrou quase R$ 70 mil com notícias falsas, diz relatório

Alexandre Garcia  - Reprodução/YouTube
Alexandre Garcia Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

12/06/2021 13h07

O canal do Youtube do jornalista Alexandre Garcia lidera uma lista feita pelo Google com os vídeos que mais lucraram com notícias falsas durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com O Globo, ele ganhou quase R$ 70 mil por audiência e publicidade com o conteúdo divulgado na plataforma. Ainda segundo o jornal, Garcia teve 126 vídeos tirados do ar — por ele próprio ou pela rede social.

Os dados sigilosos foram enviados pelo Google à CPI da Covid, e mostram que canais no Youtube ganharam dinheiro disseminando notícias falsas sobre a pandemia — antes que os vídeos fossem apagados.

Ao todo, o Google forneceu dados sobre 385 vídeos de 34 canais identificados como disseminadores de notícias falsas no Brasil.

O jornalista Alexandre Garcia é um dos participantes do quadro diário "Liberdade de Opinião", parte do "Novo Dia", da CNN. Volta e meia, suas opiniões são motivo de polêmica e repercutem não apenas na TV, mas também na internet.

A polêmica mais recente também foi sobre a pandemia. Ele tentou justificar as falas do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que disse que baixaria um decreto contra medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos.