Topo

Apresentadora do Balanço Geral se emociona ao revelar abuso na infância

Luciana Ribeiro é apresentadora da edição da manhã do "Balaço Geral" no Ceará - Reprodução/Twitter
Luciana Ribeiro é apresentadora da edição da manhã do "Balaço Geral" no Ceará Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/06/2021 12h04Atualizada em 17/06/2021 12h15

A jornalista e apresentadora Luciana Ribeiro do "Balanço Geral Ceará", da TV Cidade Fortaleza, afiliada da Record TV, se emocionou ao contar que foi vítima de abuso sexual durante a sua infância.

A âncora mostrou o caso de uma menina no estado e desabafou com os telespectadores:

Precisamos falar sobre isso, porque, na maioria das vezes, esses homens, esses monstros são quem deveria nos proteger, cuidar da gente. Ele era avô dela. São cinco parentes vítimas desse monstro. Ela é uma mulher adulta, cheia de sequelas e, muitas vezes, as pessoas não entendem e não acreditam quando a criança pede ajuda. Essa menina vai carregar para o resto da vida a dor de não contar com quem deveria apoiar.

No caso noticiado, um idoso de 78 anos é acusado de abusar sexualmente de cinco meninas da mesma família.

Emocionada, Luciana deu seu relato pessoal.

Eu falo e me emociono pela primeira vez sem conseguir me segurar porque também fui vítima quando criança. Quando pedi ajuda, as pessoas não acreditavam. Não confiem em ninguém. Muitas vezes, na maioria das vezes, quem deve acolher é quem mais maltrata. Ele te oferece um doce, um colo, e depois te ameaçam. Mulheres, falem, peçam ajuda, porque muitas outras crianças passam por essa situação. Me desculpem o desabafo, mas eu me vi nessa situação. A gente precisa falar e pedir ajuda

De acordo com a Childhood Brasil, somente 10% dos casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes são notificados às autoridades.

Como procurar ajuda em caso de abuso contra menores

O Disque 100 é um número do Governo Federal que dá orientações e registra denúncias de violações de Direitos Humanos. Um dos focos do serviço é em casos de violência contra crianças e adolescentes, principalmente sexual. Funciona diariamente, das 8h às 22h.

Também é possível registrar denúncias pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil e na página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.