Topo

Nanda Costa e Lan Lanh sofrem ataques homofóbicos por causa da gravidez

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/06/2021 08h37Atualizada em 28/06/2021 13h26

Nanda Costa e Lan Lahn anunciaram ontem, durante uma entrevista ao "Fantástico" (TV Globo), que serão mães. A atriz está no quinto mês de gestação e espera duas meninas gêmeas.

A novidade, muito celebrada por diversos amigos famosos como Andréia Sadi e Sabrina Sato, além de boa parte dos fãs das artistas, também foi seguida por ataques homofóbicos nas redes sociais.

A atriz Emanuelle Araújo, que será madrinha de uma das meninas, recebeu parte das mensagens de ódio no seu perfil do Instagram ao comemorar o anúncio da gestação.

Entre as mensagens que sugeriam que "o mundo está mesmo de cabeça pra baixo" ou que colocavam em xeque a validade da relação da atriz e da percussionista, uma seguidora questionou:

"Me perdoe sou teu fã você é uma atriz espetacular admiro muito o seu trabalho... Mas, me responde uma pergunta: elas fizeram o filho uma na outra? Esse filho foi gerado entre elas?". Já nas redes de Nanda, houve quem mandasse a atriz "caçar um homem".

As mensagens foram amplamente repudiadas por outros usuários que defenderam a expressão do amor e da família de Nanda e Lan Lanh.

O anúncio da gravidez

Em entrevista para Renata Ceribelli no "Fantástico" (TV Globo), Nanda Costa e Lan Lahn, que estão juntas há sete anos, contaram que Nanda já está com cinco meses de gestação e as gêmeas estão previstas para chegarem em outubro. Elas ainda explicaram como conseguiram esconder a gravidez:

[A barriga] só aparece em grupo de família no WhatsApp e eu apago depois para não ter o risco de vazar (risos). Acho que a pandemia ajudou, e agora que a barriga está enorme e a gente ainda estava escondendo, eu botava uma roupa larga e uns casacos por cima. Nem o porteiro sabe (risos). Nanda Costa

"Foi bom esse momento de ficar entre nós aqui", disse Lan Lanh, que perdeu o pai há dois meses em decorrência da covid-19. "A notícia de duas crianças está sendo tão boa de dar para a família. [...] Dá uma esperança", afirmou.

O casal revelou ter escolhido o método de fertilização in-vitro e que foram necessárias três tentativas até Nanda engravidar. Devido à idade de Lan Lahn, que tem 53 anos, apenas os óvulos da atriz, que tem 34 anos, foram usados. "Estou em uma idade em que os óvulos não são tão garantidos", explicou a percussionista.

Ao "Fantástico", Nanda e Lan Lanh mostraram momentos de exames de ultrassom e do processo de fertilização. A cantora presenteou a mulher com uma música especial, que foi tocada no programa.

"Até hoje eu me emociono muito quando eu canto e toco a música. A gente guardou a música para quando a gente pudesse contar para todo mundo, uma música que tem nosso título: 'Duas Mães'", disse ela.

Mais cedo, em seus perfis no Instagram, Nanda e Lan Lahn celebraram a notícia e anunciaram o sexo das crianças. "Um segredo guardado com muito carinho! Somos quatro. Duas mães e duas filhas", escreveram.

Homofobia é crime

Em junho de 2019, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela criminalização da homofobia e da transfobia, determinando que a conduta passe a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89).

Constitui crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito em razão da orientação sexual de qualquer pessoa.

A pena pode variar de um a três anos, mais multa, podendo chegar a cinco anos se houver divulgação do ato homofóbico em meios de comunicação, como nas redes sociais.

Para denunciar casos de homofobia de qualquer lugar do Brasil, ligue para o o Disque Direitos Humanos - Disque 100.