Topo

'Sikêra Jr tem que perder todos os patrocinadores', diz Daniela Mercury

Daniela Mercury diz que Sikêra Jr tem que perder todos os patrocinadores - Celia Santos/Divulgação
Daniela Mercury diz que Sikêra Jr tem que perder todos os patrocinadores Imagem: Celia Santos/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 18h33Atualizada em 29/06/2021 18h45

Daniela Mercury afirmou que o apresentador Sikêra Jr, da RedeTV!, tem que perder todos os patrocinadores após ter chamado pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIA+ de "raça desgraçada".

A cantora baiana cobrou que a comunidade use seu poder para pressionar as empresas.

"Ele tem que perder todos os patrocinadores. Nós temos muito poder. Use o seu poder, só compre de empresas que nos respeitam, lutam por nossas causas e incluem e empregam pessoas LGBTQIA+ e todas as minorias", defendeu Dani.

Entenda o caso

MRV, Tim, HapVida, Magazine Luiza, Nivea e Ford anunciaram que deixarão de patrocinar o programa e outros canais de comunicação do apresentador Sikêra Jr., da RedeTV.

Sikêra é acusado de homofobia depois de criticar, no ar, uma campanha da rede Burger King. No comercial, crianças dão seu ponto de vista sobre homossexualidade, ao lado dos seus pais.

"Vocês são nojentos. A gente está calado, engolindo essa raça desgraçada, mas vai chegar um momento que vamos ter que fazer um barulho maior. Deixa a criança crescer, brincar, descobrir por ela mesma. O comercial é podre, nojento", disse Sikêra.

As empresas anunciaram que deixarão de patrocinar o programa depois de serem questionadas pelo perfil Sleeping Giants Brasil, movimento que luta contra o financiamento do discurso de ódio, nas redes sociais.

Caixa, Ultrafarma e Americanas são algumas das empresas que também foram questionadas pelo perfil, mas não se manifestaram até agora.

MPF quer R$ 10 mi em indenização

A pedido do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que é assumidamente gay, o Ministério Público Federal decidiu ajuizar uma ação civil pública contra Sikêra Jr., da RedeTV.

Na ação que o MPF quer levar adiante, também são pedidos R$ 10 milhões de indenização da RedeTV, emissora que abriga o apresentador, cujo ibope tem oscilado na casa 1,5 ponto em São Paulo (cada ponto vale por cerca de 76 mil residências).

Isso representa metade do que Sikêra atingia um ano atrás.