Topo

Produtor artístico é acusado de assédio moral e ameaça por jovem atriz

Juliana Santos, de 17 anos, disse que estranhou oferta de trabalho feita pelo produtor - Arquivo Pessoal
Juliana Santos, de 17 anos, disse que estranhou oferta de trabalho feita pelo produtor Imagem: Arquivo Pessoal

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

05/07/2021 18h09Atualizada em 06/07/2021 09h05

A modelo e atriz Juliana Santos, de 17 anos, registrou na última quinta-feira um boletim de ocorrência no 10º DP de São Paulo, capital, por assédio moral e ameaça contra o produtor Hugo Rodrigues da Cunha Silva, de 30, proprietário do Portal H e da Rede H de Televisão.

Após a adolescente publicar um desabafo sobre o ocorrido nas redes sociais, outras mulheres vieram a público para denunciar o produtor. Algumas chegaram a entrar em contato com Juliana, para contar suas histórias. Todas revelam um ponto em comum: o medo de levar o caso adiante.

Juliana conta que Hugo entrou em contato com ela por meio das redes sociais em junho, oferecendo uma oportunidade de participação em uma série destinada ao público jovem, intitulada "Persona". Ela, que já atuou em peças publicitárias para o Itaú, Instituto Ayrton Senna e, recentemente, Havaianas, viu no chamado do produtor uma oportunidade e manteve contato com ele, que inclusive chegou a enviar um script com as falas da sua personagem.

hugo - Arquivo Pessoal  - Arquivo Pessoal
Hugo Cunha, de 30 anos, admite ameaças contra modelo Juliana Santos, mas nega assédio
Imagem: Arquivo Pessoal

"Estou nesse mercado desde os 8 anos de idade e, apesar de emancipada desde os 16, minha mãe continua me acompanhando em tudo. E foi ela que desconfiou que algo não estava bem, principalmente porque ele entrou em contato comigo pelas redes e não por email, o que geralmente ocorre nesses casos. Mas eu fui teimosa, confiei e acabei passando meu número de telefone. Foi quando ele começou a falar comigo pelo WhatsApp", lembra Juliana.

Ela afirma que começou a notar algumas abordagens estranhas à medida que a conversa evoluía. O produtor perguntou se ela tinha estrias, celulite ou cicatriz em alguma parte do corpo. Depois disse que sua personagem iria sofrer um estupro e que ela precisaria atuar muito bem, pois haveria uma cena fechada em seu rosto durante o ato.

"Um dia ele me ligou. Ele percebeu que eu já estava desconfiada. Começou a me bajular, dizendo que eu era linda, carismática, talentosa. Como assim? Ele nunca me viu atuando. E me ofereceu um cachê de R$ 1 mil por episódio da tal série, que teria duração de 20 episódios na primeira temporada. Dei um jeito de desligar educadamente e fui atrás de informações sobre ele na internet".

Em sua pesquisa, Juliana descobriu que Hugo coleciona processos em seu nome, por assédio e ameaça, e chegou a ser preso em 2010, aos 18 anos, enquanto estudava Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás, por uma acusação de favorecimento à prostituição, que envolvia 14 meninas, todas menores de idade.

conversa whatsapp - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Trecho de conversas de Juliana e Hugo; ele admite ameaças, mas nega assédio
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Em 2014, aos 22 anos, foi preso sob acusação de ter praticado estupro contra diversas vítimas. Levado ao presídio de Anápolis (GO), acabou agredido e torturado numa cela, o que provocou o afastamento do diretor do presídio de Anápolis (GO) e de outros 17 agentes.

Em 2016, já liberado da cadeia, foi acusado por uma jovem de Goiânia por assédio, enquanto se apresentava como produtor de moda. Em 2018, foi denunciado por uma técnica de enfermagem em Itajaí (SC), por assédio à sua filha, de 16 anos.

"Quando ele começou a ligar para mim e me mandar áudios com xingamentos e ofensas, levei um baque. Quando a gente vê esse tipo de coisa acontecer com os outros, a gente já se sente mal. Mas quando é a gente que passa por isso, é mil vezes pior. Eu tremia no dia que fiz o B.O.. Mas agora eu quero Justiça. Que ele seja impedido de continuar fazendo isso com as mulheres. Ele é perigoso, um monstro, quero que seja preso e pague por tudo o que fez. Comigo e com todas as outras vítimas", desabafou Juliana.

Produtor nega ameaças mas admite xingamentos

O produtor Hugo Rodrigues da Cunha Silva negou ao UOL que tenha feito ameaças contra Juliana, mas admitiu que "xingou muito ela". Isso porque ele teria ficado com "muito ódio" pelo fato da jovem ter "desdenhado do trabalho" dele.

"Meu trabalho para mim é como um filho. E a gente faz tudo por um filho. Ela colocou em dúvida meu profissionalismo e está me difamando, dizendo que eu a assediei, que ameacei. Isso me ofende muito, porque não foi bem assim. Na verdade, ela quis palco, quis lacrar nas redes", declarou.

Hugo disse que, a partir do momento em que passou a ligar para Juliana do seu telefone pessoal, e não mais do comercial (que a jovem havia bloqueado), já não era mais o produtor quem lidava com ela, "mas o homem, a pessoa". "A partir daí, virou um caso pessoal", diz.

O produtor afirma que todas as acusações que constaram dos cerca de 17 processos já movidos contra ele eram inconsistentes e que, apesar de alguns ainda estarem correndo na Justiça, ele já conseguiu ganhar a maioria deles. "Não existe ameaça por comoção, mas por materialidade. E não se comprova a materialidade nas acusações que fazem contra mim", disse, lembrando que por essa razão acabou absolvido do processo movido contra ele por estupro.

Hugo afirmou ainda que entrará com um processo contra Juliana por difamação, alegando que ela expôs seus dados pessoais.

Preparador de elenco de jovem recomenda cuidado

O preparador de elenco Zeca Prudente, da Agência ZP Atores, conhece Juliana desde os 8 anos. Ele foi professor da atriz por muitos anos e a descreve como uma menina doce e talentosa. Indignado com a história, afirmou ao UOL que, em 17 anos trabalhando com preparação de elencos, nunca tinha se deparado com um caso parecido.

"A maioria das pessoas que trabalha na escalação de elencos, que atua no meio artístico, é séria, atua de forma séria. Existem enganadores, mas não nesse nível. Espero que tudo seja esclarecido".

Prudente faz um alerta às jovens como Juliana, que se dedicam a seguir a carreira de atriz e modelo, para que não confiem em qualquer pessoa que surja com propostas mirabolantes. E dá algumas dicas para que saibam o que fazer, caso sejam abordadas por estranhos que oferecem propostas de trabalho.

"O primeiro passo é pesquisar na internet o nome da pessoa, a agência em que ela trabalha. Vasculhe as redes sociais, procure por referências. Depois, obtenha depoimentos de atores e atrizes que já trabalharam com essa pessoa. Se a proposta vem por Whatsapp, rede social, ou a abordagem é feita na rua, desconfie. As agências sérias trabalham com email. E, antes de tudo, cuidado com as falsas promessas. Ninguém vai transformar você em um astro ou estrela da noite para o dia".