Topo

Pai de Robert Downey Jr morre aos 85 anos por complicações de Alzheimer

Robert Downey Sr. ao lado do filho famoso - Reprodução/Instagram
Robert Downey Sr. ao lado do filho famoso Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/07/2021 13h29Atualizada em 07/07/2021 13h41

Robert Downey Sr, pai do ator Robert Downey Jr, morreu na manhã de hoje em sua casa nos Estados Unidos. O cineasta tinha 85 anos e sofria do Mal de Alzheimer há pelo menos 5 anos, e faleceu durante o sono.

Ele ficou conhecido nos anos 60 por dirigir diversos filmes que flertavam com a contracultura, como o clássico Putney Swope, de 1969, que se tornou cult com o passar dos anos. Ele se tornou produtor importante no cinema independente norte-americano, alcançando grande reputação.

Nos últimos anos, ele ficou mais famoso por ser pai de Downey Jr, ator duas vezes indicado ao Oscar e que se tornou uma estrela de Hollywood ao interpretar Tony Stark, conhecido como Homem de Ferro, em vários filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. Foi com o pai que ele começou a atuar, ainda nos anos 70, em 'Pound', baseado em uma peça da Broadway

Em algumas entrevistas, Robert Downey Jr indicou que teve um relacionamento complicado com o pai durante a sua juventude. Em 2015, ele chegou a abandonar uma entrevista depois que o repórter o questionou sobre seu passado com Robert Downey Sr, além de também pressioná-lo a responder sobre seus problemas com drogas.

Robert Downey Sr foi casado três vezes e deixou dois filhos: além de Downey Jr, a filha Allyson (os dois de sua união com Elsie Ann Downey).