Topo

Dedé Santana diz que esperava maior reconhecimento por trabalho no cinema

Dedé Santana no filme "Antes Que Eu Me Esqueça" - Reprodução
Dedé Santana no filme "Antes Que Eu Me Esqueça" Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/07/2021 08h11

Aos 85 anos, Dedé Santana descarta a ideia de se aposentar tão cedo. Neste domingo, o ator retornará aos palcos com o espetáculo "Palhaços", dirigido por Alexandre Borges.

"Minha mulher falou para eu parar um pouco. Aos 85 anos, ainda me sinto bem-disposto a me desafiar. Se eu parar, fico velho. Fiquei muito contente com esse convite do Alexandre. Tenho muita bagagem. Fiz 62 filmes ao longo da vida. Já fiz filme americano, alemão", disse em entrevista à Quem.

Devido à lista extensa de trabalhos ao longo da vida, o artista lamenta os poucos convites para atuar no cinema:

Esperava uma homenagem, um reconhecimento maior do cinema. Tudo começou com Dedé e Didi, antes de Os Trapalhões, na época em que o cinema brasileiro estava completamente desacreditado. Eu pensava que alguém iria me dar um prêmio de merecimento. Ensinei as crianças a ver filme nacional, que ninguém queria ver. disse Dedé Santana

"Palhaços"

O papel no espetáculo — que será uma apresentação única no Teatro Sérgio Cardoso, de forma gratuita, presencial e digital — foi escrito especialmente para Dedé por Alexandre.

"Ele fez uma adaptação da peça especialmente para mim. Estava muito bem calçado. Nunca tinha conhecido pessoalmente o Alexandre Borges e ele falou que só eu poderia fazer essa peça. E eu fiquei com medo até de prejudicar a peça, porque eu achava que meu público não era de teatro. O Alexandre me encorajou muito e a presença da minha filha, Yasmin, na produção também me deixou mais à vontade", declara o ator.

Alexandre Borges dirige Dedé Santana no espetáculo "Palhaços" - Daniell Zukko - Daniell Zukko
Alexandre Borges dirige Dedé Santana no espetáculo "Palhaços"
Imagem: Daniell Zukko

Dedé, que estreou no circo ainda bebê, revelou que o texto o emocionou bastante.

"Eu e meu irmão fomos obrigados a entrar no picadeiro para fazer palhaçada enquanto estavam velando o meu pai lá atrás da lona, porque precisávamos de dinheiro para enterrá-lo", revelou.

Essa peça tocou em lembranças e sentimentos profundos em mim. Procurei me inspirar muito no meu pai para interpretar o palhaço dessa peça.

Ele conta ainda o sonho de ver sua trajetória contada em série ou filme.

"Daria uma história linda. Nunca me procuraram para fazer isso. Eu adoraria. Mas enquanto isso, tenho um projeto que também era um grande sonho e vou realizar. Farei a exibição de um filme, a peça Palhaços e toda uma programação em um circo em Niterói (RJ), que é a minha cidade. E tudo de graça", afirmou.

"Assim que a pandemia passar, vou realizar esse desejo. Está tudo pronto, alinhado", diz Dedé, que mora em Santa Catarina com a família há 15 anos.