Topo

Gloria Groove nega ser 'adm' de perfil de oposição a Bolsonaro no Twitter

Gloria Groove negou ser a responsável pelo perfil @jairmearrependi, no Twitter - Reinaldo Canato/UOL
Gloria Groove negou ser a responsável pelo perfil @jairmearrependi, no Twitter Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/07/2021 13h46Atualizada em 12/07/2021 17h02

Gloria Groove teve seu nome entre os Trending Topics do Twitter na manhã de hoje por um motivo curioso: um perfil bolsonarista na rede social apontou que a cantora era, na verdade, a "adm" (administradora) de um perfil de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido-RJ).

Trata-se do perfil @jairmearrependi, um dos maiores críticos da administração de Bolsonaro e um dos mais importantes no auxílio aos senadores da CPI da Covid, publicando vídeos e declarações contraditórias dos depoentes. A identidade da pessoa por trás do perfil é um mistério.

Ontem, a pessoa responsável pelo perfil no Twitter falou sobre a desconfiança de um perfil ligado ao bolsonarismo, que diz ter como provar que a conta é gerida pela drag queen. No entanto, o acusador (acusado de espalhar fake news a favor do presidente da República nas redes sociais) não apresentou nenhuma evidência de sua "descoberta".

No começo da tarde de hoje, a própria Gloria Groove apareceu no Twitter para negar ser a responsável pela @jairmearrependi. "Passo muito mal que eu não consigo cuidar direito nem da minha própria rede social e estou sendo acusada de administrar outras. Alguém de dentro do fandom avisa pelo amor de Deus", disse ela, bem-humorada.

Depois, o defensor de Bolsonaro se desculpou: "Queria pedir desculpas à Gloria Groove pela ilação feita através do perfil o Kraken. Nossas motivações movidas pelo amor ao Brasil muitas vezes acaba nos cegando e induzido ao erro. Sou uma pessoa aberta ao diálogo e a tolerância às pessoas LGBT".

Ele também "E sabemos das dificuldades da população trans para ingressar ao mercado de trabalho e prosperar. É preciso dar acolhimento e respeito para mudar. Deixo o espaço aberto para mais esclarecimentos em especial à Gloria Groove".

Gloria Groove é uma drag queen, e não uma pessoa trans — trata-se de um personagem parte de uma performance artística, e não uma identidade de gênero.

Em declaração ao UOL, a pessoa responsável pelo perfil negou os boatos e respondeu com bom humor: "Para mim, foi uma honra me compararem com alguém que ganha a vida com a voz e é bem sucedida, mesmo que eu seja fanha. E apesar desse episódio ser hilário, mostra como as fake news podem surgir quando não há fundamento nenhum na realidade".

Junto com perfis do mesmo estilo, como @tesoureiros, @bolsoregrets e outros, a conta "Jair me Arrependi" usa de um humor ferino para apontar os erros na condução da pandemia. Eles tem sido apontados por bolsonaristas como a "tropa de choque" dos senadores conhecidos como "G7", independentes e de oposição ao governo.

Entusiastas de Bolsonaro costumam fazer ameaças e ligar os perfis a celebridades e políticos de esquerda, mas nunca apresentaram nenhuma prova.