Topo

Mia Khalifa responde Randolfe sobre CPI da Covid: 'Estou a caminho'

Reprodução/Instagram @miakhalifa
Imagem: Reprodução/Instagram @miakhalifa

Do UOL, em São Paulo

18/07/2021 21h41

Lembrada por causa de uma fala do senador Luís Carlos Heinze (PP-RS) na CPI da Covid, a ex-atriz pornô Mia Khalifa respondeu a um comentário do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no Twitter. Em tom de ironia, Randolfe marcou a libanesa em uma mensagem.

"Em vez de negociar com o Butantan, Pazuello foi negociar a Coronavac com uma empresa de importação de produtos eróticos? Corre aqui
@miakhalifa. Acho que estavam te usando de cortina de fumaça!", escreveu o senador.

Khalifa reagiu à mensagem, e disse: "Vocês estão em crise. Estou a caminho".

O senador, após a interação de Mia, comentou com um emoji de risada: "Estamos esperando por você".

Mia Khalifa foi relacionada a uma declaração do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas-RS), durante a CPI da Covid, por conta de um meme antigo — embora o parlamentar não se referisse ao meme e nem à atriz.

"Eu não sei quem precisa ouvir isso (Brasil). Mas eu não sou uma médica, então não aceite conselhos médicos de memes falsos meus que você encontrou no WhatsApp", disse Mia em publicação feita no Twitter.

Entenda a história

Durante a CPI da Covid, Heinze relembrou uma história revelada em junho de 2020 pelo jornal inglês The Guardian, quando a empresa Surgisphere — que conduziu um teste publicado na revista científica "The Lancet", condenando o uso da cloroquina contra a covid-19 — descobriu depois que entre os funcionários constavam uma atriz pornô e uma escritor de ficção científica.

"Pesquisadores começaram a investigar e descobriram que a gerente de vendas da Surgisphere era, pasmem, Sras. Deputadas que estão aqui, Srs. Senadores, a gerente de vendas da Surgisphere era uma atriz pornô. Uma atriz pornô. Nada contra ela", disse Heinze.

Fake news com Mia Khalifa como suposta médica - Reprodução - Reprodução
A fake news que usava uma foto de Mia Khalifa como uma suposta médica
Imagem: Reprodução

Na ocasião, os pesquisadores retiraram o artigo da revista The Lancet — afirmaram que a Surgisphere não iria transferir o conjunto completo de dados para uma análise independente e "não podem mais garantir a veracidade das fontes primárias de dados".

Nas redes sociais, muita gente confundiu a história relatada pelo senador governista com o meme da ex-atriz pornô libanesa Mia Khalifa, citada como doutora Marcela Pereira, uma suposta infectologista do Instituto Emílio Ribas e que estaria conduzindo um estudo sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19. O meme que circulou no início da pandemia já foi desmentido por agências de checagem.

Os assuntos foram relacionados nas redes sociais e chamaram a atenção de Mia Khalifa. "Perdão. O Brasil está uma bagunça agora. Estamos perdidos e usamos qualquer coisa para nos divertirmos", brincou um dos seguidores da ex-atriz pornô.

Mais tarde, Mia concordou que está difícil ser brasileiro. "Se você se sentir mal sobre si mesmo, lembre-se de que pelo menos você não é o senador brasileiro que levou Mia Khalifa aos trending topics de política no país."