Morador de Itu chama prefeito de fanfarrão e repórter corta: 'Seu Roberto!'
Se Itu é a cidade em que tudo é grande, a falta de paciência também é! Seu Roberto, 70 anos, é morador da cidade e falou ao vivo com a jornalista Rita Batista no "Encontro com Fátima Bernardes" sobre a falta d'água em Itu, interior de São Paulo.
Roberto mostrou que a uma "bica" tradicional, a bica de Santa Terezinha que traz água natural e que os moradores do bairro com nome da santa estavam retirando baldes de lá. Antes, ele reclamou da privatização de um órgão público que atuava em Itu.
Ela começou em 1970. Tínhamos o SAAE [Serviço Autônomo de Água e Esgoto que tomava conta do abastecimento], mas venderam dizendo que não dava lucro. Mas deu aquela confusão toda, dois grupos que administram dizendo que vai fazer isso, aquilo... O SAAE voltou e montou uma empresa mista e privada.
A atual empresa que cuida do tratamento de água é a CIS (Companhia Ituana de Saneamento). Ela foi criada em 2017 através de uma lei de autoria do atual prefeito, Guilherme Gazzola (PL).
Rita pediu para o morador para que explicar a situação atual da cidade, em especial do bairro Vila Santa Terezinha.
Não tem uma torneira, e olha como está aqui [na bica]. O prefeito não faz nada e não consegue colocar uma torneira. Faz um mês que a coisa piorou.
A cidade instaurou um racionamento para os bairros. Segundo a CIS, os mananciais em Itu operam com cerca de 32% de capacidade e levou a companhia adotar o racionamento de água.
O déficit de chuva é considerado um dos piores dos últimos 91 anos e não está descartada a possibilidade de um racionamento mais amplo. Algumas regiões ficam um dia sim e um dia não, e em outras regiões da cidade, o abastecimento é interrompido às segundas e às quintas-feiras.
A CIS anunciou um novo rodízio de abastecimento para o dia de hoje, mantendo a região central no sistema de dia sim e dia não.
A repórter entrou na bica ao lado de Seu Roberto, que disse que a bica "era uma benção", mas que "o prefeito [Guilherme Gazzola (PL)] não bota nem uma torneira".
Rita, mais uma vez, cortou gentilmente o morador e explicou que a bica disponibiliza água potável gratuita.
Ao ser questionado se a água da bica poderia ser distribuída para toda a cidade, Seu Roberto "chutou o balde":
Olha, nem torneira para a população vir buscar eles colocam. Esse prefeito é um fanfarrão, é brincadeira esse homem...
Rita interrompeu a reclamação chamando por Seu Roberto e agradeceu a participação:
Seu Roberto! Olha, quero a gradecer muitíssimo a participação do senhor que tem que pegar sua água e ir para a casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.