Topo

Famosos lamentam a morte de Orlando Drummond, o Seu Peru: 'Um dos maiores'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2021 19h15Atualizada em 27/07/2021 20h51

Famosos, artistas e apresentadores de TV lamentaram hoje a morte de Orlando Drummond, aos 101 anos. A morte foi divulgada pelo colunista Alcemo Gois, do jornal O Globo, e confirmada por familiares nas redes sociais.

Nas homenagens, eles lembraram da carreira do ator, humorista e dublador e exaltaram sua trajetória cheia de personagens marcantes, como o personagem Seu Peru, da "Escolinha do Professor Raimundo".

Bruno Mazzeo, ator e humorista

"Viva Drummond! Dos grandes. Salva de palmas".

Felipe Neto, youtuber

"Vá em paz, Orlando Drummond, um dos maiores de todos os tempos. Muito obrigado por tudo!".

Gil do Vigor, ex-"BBB 21"

"Meu máximo respeito a este ator incrível, Orlando Drummond, eterno 'seu perú'. Obrigado por fazer parte do grupo de pessoas que foram responsáveis por trazer alegria ao povo brasileiro!".

Geraldo Luís, apresentador de TV

"A televisão e o humor ficam mais pobres. Morre o ator Orlando Drummond nosso eterno "Seu Peru" uma vida plena dedicada a arte".

Luiz Bacci, apresentador de TV

"Um dos maiores nomes do humor brasileiro acaba de nos deixar".

Patrícia Pillar, atriz

"Só podemos agradecer a Orlando Drummond pelos 101 anos de vida, encantando e alegrando o Brasil com seus personagens. Que siga em paz e que sua família tenha conforto nesse momento".

Miguel Falabella, ator e diretor

"Querido Orlando, receba essa derradeira homenagem deste fã que cresceu acalentado por sua voz plena de magia e personagens. O Brasil com certeza vai-lhe guardar no coração. Descanse guerreiro! Vamos guardar sua lembrança!".

Marcelo Adnet, humorista

"São tantos Orlandos. Agora és imortal, Orlando Drummont!".

Bárbara Bruno, atriz

"Querido Orlando Drummond, obrigada por tanto!!! Viva Orlando Drummond!!! RIP".

Danielle Winits, atriz

"Hoje nos despedimos dessa estrela que nos marcou com a sua voz e sua arte! Obrigada, Seu Peru, por tudo".

Marcos Caruso, ator

"Obrigado, Orlando Drummond, pela tua arte e pelo teu exemplo de 101 anos de vida lúcida e plena energia".

Carreira gigante

Uma das vozes mais icônicas do entretenimento brasileiro, Orlando Drummond marcou várias gerações ao dar vida para personagens da comédia, como o Seu Peru, da "Escolinha do Professor Raimundo", ou emprestar sua voz para dublagens de Alf ETeimoso, Gargamel, Scooby-Doo, Popeye e Vingador.

Nascido no Rio de Janeiro em 18 de outubro de 1919, Orlando Drummond Cardoso iniciou sua carreira como contrarregra, em 1942. A proximidade com a TV e o potencial o levaram a trabalhar como ator e posteriormente dublador, a partir de 1950. Seu personagem mais marcante da TV é Seu Peru, criado em 1952 para o embrião da "Escolinha" comandada por Chico Anysio ainda como programa de rádio.

Em 2019, quando a TV Globo recriou a "Escolinha do Professor Raimundo" com novos atores, Orlando Drummond compareceu a uma das gravações, contracenou com seu sucessor, Marcos Caruso, e elogiou o colega.

"Não tem preço. Enquanto eu estiver vivo, estarei presente com muito amor e carinho. Obrigado, obrigado, obrigado. Estava magnífico, igualzinho a mim. Nota dez! O mais parecido dos personagens foi ele. Gostei do programa todo, porém mais dele, por ficar parecido comigo mesmo, me imitou. Fez muito bem, maravilha. Já tenho um substituto".

Como bem lembrou Mauricio Stycer, colunista do UOL, o papel de Seu Peru chegou para Drummond por acaso, já que estaria destinado a outro ator.

Orlando Drummond no papel do "Seu Peru" - reprodução/YouTube - reprodução/YouTube
Orlando Drummond no papel do "Seu Peru"
Imagem: reprodução/YouTube