Topo

Príncipe que pode ser pai de brasileira tem muitos filhos e vida agitada

Laysa Zanetti

Do UOL, em São Paulo

02/08/2021 11h25

Será que existe algo de brasileiro no reino de Mônaco? Uma brasileira recentemente entrou na Justiça para pedir que o príncipe de Mônaco reconheça a paternidade de sua filha, uma jovem de 15 anos. E ela não é a primeira tentar fazer com que Albert II reconheça um filho fora do casamento.

Filho do príncipe Rainier III com Grace Kelly (sim, a atriz estadunidense que se tornou princesa), Albert II é um dos monarcas mais ricos do mundo. Ele foi apontado como regente em 2005 e, desde então, tornou-se uma voz ativa a favor das fontes renováveis de energia, lutando pela conservação dos oceanos e contra o aquecimento global.

Há 10 anos, ele é casado com a princesa Charlene, mas a sua vida de solteiro foi bastante agitada.

Carreira olímpica

Príncipe de Mônaco, Albert II, em competição de bobsled -  ladmedia.fr -  ladmedia.fr
Príncipe de Mônaco, Albert II, em competição de bobsled
Imagem: ladmedia.fr

Na sua juventude, Albert foi um esportista bem entusiasmado, e fez de tudo um pouco. Ele já participou de competições de lançamento de dardo, handebol, judô, natação, esgrima, tênis, remo, vela, esqui e até squash.

Mas ele competiu nas Olimpíadas ainda com outro esporte! Na verdade, Albert participou de cinco edições dos Jogos de Inverno, entre 1988 e 2002. Seu esporte? Bobsled, uma competição em trenós sobre pistas de gelo — aquele do "Jamaica Abaixo de Zero", sabe?.

Apesar de ter competido tantas vezes, ele nunca chegou a se tornar medalhista.

Casamento e (muitos) filhos

Príncipe Albert de Mônaco com a esposa, princesa Charlene, e os filhos recém-nascidos, Jax e Gabriella, em 2015 - Villard/Niviere/PLS Pool/Getty Images - Villard/Niviere/PLS Pool/Getty Images
Príncipe Albert de Mônaco com a esposa, princesa Charlene, e os filhos recém-nascidos, Jax e Gabriella, em 2015
Imagem: Villard/Niviere/PLS Pool/Getty Images

Em 2011, o príncipe Albert se casou com Charlene Wittstock, da África do Sul, dando fim a décadas de uma solteirice que já foi descrita como "uma das mais agitadas da Europa".

Sua lista de casos e romances é longa. Entre seus supostos affairs estão a modelo Naomi Campbell, a atriz Brooke Shields, Lisa Marie Presley (exatamente, a filha de Elvis Presley), a cantora australiana Kylie Minogue e dezenas de outras personalidades, modelos, esportistas e membros da realeza de outros países europeus.

Albert e Charlene são pais dos gêmeos Gabriella e Jax, de seis anos, mas o príncipe já reconheceu a paternidade de duas crianças fora do casamento.

O primeiro caso aconteceu em 1992, quando a americana Tamara Rotolo moveu uma ação judicial para que o príncipe reconhecesse a paternidade de Jazmin Grace. Albert inicialmente negou o envolvimento com a mulher e a paternidade da menina, mas um exame de DNA confirmou que Jazmin era, sim, sua filha. Depois disso, ele passou a dar ajuda financeira e convidou a garota para estudar e viver em Mônaco.

Em 2005, foi a vez da comissária de bordo francesa Nicole Coste, que alegou que o seu filho, Alexandre Coste, também era fruto de um caso que teve com o príncipe.

O terceiro caso foi movido pela modelo alemã Bea Fiedler, em nome de seu filho, Daniel. No entanto, a ação foi negada, após um exame de sangue ter demonstrado resultados inconclusivos.

Crise conjugal?

Príncipe Albert II, de Mônaco, assiste a competição de natação nas Olimpíadas de Tóquio - Jean Catuffe/Getty Images - Jean Catuffe/Getty Images
Príncipe Albert II, de Mônaco, assiste a competição de natação nas Olimpíadas de Tóquio, em 27 de julho
Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

Desde maio deste ano, o príncipe Albert e a princesa Charlene estão fisicamente separados.

Ela se recupera de uma cirurgia em Joanesburgo, na África do Sul, e alguns tablóides europeus alimentam rumores de uma possível separação. Há algumas semanas, Charlene concedeu uma entrevista ao portal Channel24 e explicou que não poderia viajar de volta para a sua residência real por instrução de seus médicos. No entanto, ela diz que o marido e os filhos estão prestes a fazer uma visita.

Os boatos de separação continuaram quando o portal alemão Bunte afirmou que a princesa estaria procurando uma casa para ela na capital sul-africana. Fontes da revista francesa Paris Match afirmam que ela não tem intenções de voltar para Mônaco, apesar de amigos dizerem que ela jamais deixaria os filhos.

Na última semana, o príncipe Albert foi visto sozinho assistindo a competições de natação nas Olimpíadas de Tóquio. Isso ajudou a intensificar os boatos, porque ele viajou solo apesar de ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Tanto ele quanto a esposa são atletas olímpicos —ela competia justamente na natação.