Topo

Selton Mello vê semelhanças entre sua infância e a de Dom Pedro II

Selton Mello interpreta Dom Pedro II na novela "Nos Tempos do Imperador"  - João Miguel Júnior/Globo
Selton Mello interpreta Dom Pedro II na novela "Nos Tempos do Imperador" Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Do UOL, em São Paulo

08/08/2021 08h46

Estreia amanhã "Nos Tempos do Imperador", em que Selton Mello retorna às novelas no papel de Dom Pedro II. Ele diz que uma das coisas que o atraiu no personagem foi a semelhança entre suas infâncias: "Eu compreendi aquele menino", afirma em entrevista ao Estadão.

Ao contrário dele, eu sempre tive pais muito amorosos e presentes, até hoje, então já muda completamente. No caso dele, a mãe morreu, o pai foi embora, e ele foi criado por tutores. Mas essa coisa da responsabilidade logo na infância, eu tinha isso como ator, cuidando da minha vida apenas e da minha família.

"Agora imagina ele, tão jovem, com o peso de uma nação nas costas", reflete o ator. "Um homem que foi criado dentro de padrões muito rígidos, para não repetir os erros do pai, para tentar ser melhor. E, ao juntar as qualidades da mãe e do pai, tentou ser melhor".

Selton Mello também fala sobre o legado da figura histórica: "Sempre apoiando a educação, as artes, a ciência, na maior parte do tempo usando recursos financeiros próprios. Realmente é uma história fascinante. Dom Pedro II falava várias línguas, traduzia do original, em árabe, livros gigantescos. Era, realmente, uma mente brilhante".

É uma responsabilidade enorme dar vida a esse personagem tão emblemático. O que alivia um pouco o peso é o fato de não ter tido, no audiovisual, um outro ator que tenha feito Dom Pedro II em algo desse tamanho. Dom Pedro I é muito retratado, mas Dom Pedro II, menos.