Décio Piccinini diz sofrer com doença rara que causa tremores
O apresentador Décio Piccinini, de 75 anos, revelou que sofre com uma doença rara, um distúrbio neurológico chamado TE (tremor essencial), que lhe causa tremores, bastante semelhante com o Mal de Parkinson.
Em entrevista ao R7, o comunicador, que se notabilizou como jurado em programas de auditório no SBT, disse que foi diagnosticado com a doença há quatro anos.
"Eu tenho problema de ansiedade. Não posso olhar para aquilo que eu estou fazendo. Se eu tiver que olhar para a xícara que estou te entregando, eu vou tremer. É uma espécie de autocobrança", contou.
Piccinini ressaltou que não tem problema em falar abertamente sobre a doença, e disse acreditar que "isso está incomodando mais as pessoas do que a mim".
"Eu não tenho o menor problema em falar sobre o assunto", declarou, pontuando que poderá ser submetido a uma cirurgia, mas ainda não tem certeza se pretende realizar o procedimento.
"No meu caso, não é a mão inteira que treme, são os polegares, direito e esquerdo. Daria para eu fazer um tratamento que me levaria a uma cirurgia ou então partir para a fisioterapia. Mas eu ainda não me decidi por nenhum dos dois tratamentos", completou.
Com sintomas bastantes parecidos com os do Mal de Parkinson, o tremor essencial é uma doença incurável, considerada rara, que pode afetar diversas partes do corpo, principalmente os membros superiores, como mãos e braços. A moléstia tem a tendência de se agravar com o passar dos anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.