Topo

Famosos lamentam a morte de Paulo José: 'Um dos maiores atores brasileiros'

Do UOL, em São Paulo, e Colaboração para o UOL, no Rio

11/08/2021 20h08Atualizada em 12/08/2021 11h19

O ator e diretor Paulo José morreu hoje, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia. Consagrado por obras como "Caminho das Índias", "O Primeiro Amor" e "Shazan, Xerife e Cia.", o artista estava internado há 20 dias em um hospital no Rio de Janeiro, segundo um comunicado da TV Globo enviado ao UOL.

Paulo José lutou contra o Mal de Parkinson por mais de 20 anos e deixa a mulher e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.

Nas redes sociais, famosos e personalidades lamentaram a morte do ator e prestaram homenagens. Confira:

Patricia Pillar

"Perdemos um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos, o Paulo José. Ser humano generosíssimo e um ator brilhante. Seus personagens podiam ser leves e profundos ao mesmo tempo. Um artista gigante! Fará muita falta para nós! Fica aqui meu carinho para suas filhas e amigos", declarou a atriz.

Claudia Abreu

"Quando eu ainda estudava teatro no Tablado, passei para um teste de comercial e o diretor era o Paulo José. Nunca me esqueci de sua delicadeza e de sua paciência ao me dirigir quando eu ainda era uma garota. Depois nos encontramos muitas vezes pela vida, mas nunca trabalhamos juntos. Perdemos hoje mais um grande artista, grande mesmo. Bel, Ana, Clara, Davi e Kika, deixo aqui todo o meu carinho", disse a atriz.

Kleber Mendonça Filho

"Obrigado, Paulo. E obrigado também Dina. Beijos", escreveu o diretor.

Dira Paes

"Parte um mestre, ator, diretor, pensador Paulo José, um homem à frente do seu tempo. Meus profundos sentimentos Kika Lopes", disse a atriz.

Ary Fontoura

"Mais uma notícia triste! Que ano difícil, mais uma grande perda para a arte. Descanse em paz meu querido Paulo José! Você fará muita falta. Meus sinceros sentimentos a toda família", escreveu o ator.

Durante sua participação no Encontro com Fátima Bernardes, Ary enalteceu o bom humor e o deboche de Paulo José.

Paulo era uma pessoa bem-humorada, não havia problemas para ele, superava todos, sempre alegre no set sorrindo. Conquistava a gente e fazia o que bem queria, um diretor fantástico. Nossa tônica era o deboche, era fantástico, impossível dizer em poucas palavras o que o Paulo representava.

Alexandre Nero

"Obrigado por tanto, Paulo José. Fique em paz, mestre. Meus sentimentos à sua linda, linda, linda e mais que especial família", escreveu o ator.

Marcelo Médici

"Paulo José, ator grandioso, potente, generoso, dos meus preferidos, homem extremamente delicado. Só podemos agradecer por tudo", disse o ator.

Eriberto Leão

"Paulo José. Rendo todas as homenagens a ti. Um abraço forte na Bel, Ana e Clara", escreveu o ator.

Murilo Rosa

"Paulo José. Um dos maiores artistas brasileiros. Um gênio, uma referência, um acontecimento? não ache que estou exagerando? este grande ator e grande diretor fez de tudo e mais um pouco? se algum outro grande artista tinha alguma dúvida, era em Paulo que se buscava as respostas. Quando se pensa em sofisticação artística, para mim sempre vem o nome de Paulo José. Que notícia triste. Meus sentimentos, Bel Kutner, e toda a sua família? receba aqui nosso afeto carinhoso e parabéns por ter um pai tão espetacular. Que sua passagem seja linda como sua arte", declarou o ator.

Leandra Leal

"Mestre dos mestres. Na família que criamos nessa profissão, muitos são os pais, muitas são as filhas. Paulo foi o meu primeiro pai na ficção. Eu me lembro com riqueza dos seus ensinamentos", declarou a atriz.

Armando Babaioff

"Muitos vivas!! Muitos aplausos!!! Bravíssimo Paulo José!!!", escreveu o ator.

José Mayer

"Mestre! Tive a grande alegria de trabalhar com ele em AGOSTO!", disse o ator.

Suzana Pires

"Paulo José, o maior de todos. Grande. Nobre. O homem do cinema brasileiro. Deixa amor, saudade e legado. Bel, meus sentimentos para você, amiga querida e para toda a família", declarou a atriz.

Andreia Horta

"Quando o Paulo José estava em cena algo grande e especial estava acontecendo ali na minha frente! Os trabalhos dele são inesquecíveis! Um homem gentil e maravilhoso. Sua presença era sempre tão luminosa que sua partida enfraquece as palavras. Meu profundo carinho a Ana, Clara, Bel, Kity e Kika. Obrigada, Paulo!", escreveu a atriz.

Ana Beatriz Nogueira

"Gênio. Queridíssimo Paulo. Saudade e gratidão", disse a atriz.

Letícia Spiller

"Um grande ator! Um grande mestre! Muito amor, força e luz para as queridas Bel Kutner, Ana Kutner e Clara Kutner", escreveu a atriz.

Eduardo Moscovis

"Paulo! Na minha segunda peça de teatro, '1789 A Revolução', uma peça comemorativa dos 200 anos da Revolução Francesa que aconteceu nos escombros da Fundição Progresso, entre tantos artistas incríveis , estava Paulo. Era um bálsamo vê-lo nos ensaios e se maquiando para as apresentações, Anos depois tive o prazer de fazer uma novela sendo seu enteado em 'Por Amor'. Ele, como sempre, dando aulas num personagem dificílimo, Orestes, um dependente alcoólico? Paulo, você é (minha) INSPIRAÇÃO! Bel Kutner, Ana Kutner, Clara Kutner,meus sentimentos! Amo vocês", disse o ator.

Letícia Sabatella

"Mestre! Dirigida por ele em agosto e parceira de cenas fortes em 'A Muralha'. A gente desfilava nosso repertório musical e brincava de inventar que tudo no Proja, que estivesse ao alcance da vista, mesmo nas externas, no céu, tudo era cenográfico. Muitas conversas, bons momentos, parceria! Quanta honra! Esta família é muito amada! Bel Kutner, Ana Kutner, Clara Kutner, Kika, a todos os familiares, meu carinho e gratidão!", declarou a atriz.

Leilane Neubarth

"Acabo de saber da morte do queridíssimo ator Paulo José. Muito triste. Lembro de ter feito uma matéria linda com ele há muitos anos, onde ele já falava da luta contra o Mal de Parkinson. Minha solidariedade à família e ao amigos. Um beijo especial para a Bel Kutner", declarou a jornalista.

Dadá Coelho

"Obrigadadá, Paulo José. Meu grande amor PJ nos deixou. A morte é um instantâneo. Uma hora se está, outra não se está mais. Que sorte a minha fazer a escola da terra com voce, meu amigo. Obrigada por ter nascido, homem gentil. Deus te abençoe por tanta sabedoria e bondade", lamentou a atriz.

Barbara Gancia

"Paulo José, uma passagem suave. Como você. Vá com Deus", escreveu a jornalista.

Oscar Filho

"Paulo José morreu. Ilha das Flores é um documentário que eu vou levar pro resto da vida. Assistam!", afirmou o ator.

Morre o ator Paulo José; relembre momentos da sua carreira