Topo

Paulo José ajudou a regulamentar a profissão de ator no Brasil

Do UOL, no Rio

11/08/2021 21h57

Não demorou para artistas, cineastas, diretores de TV e fãs de Paulo José se manifestarem nas redes sociais, lamentando a morte do ator e diretor aos 84 anos, noticiada hoje à noite. Considerado um dos maiores representantes das artes cênicas do Brasil, Paulo deixa uma obra inesquecível, com personagens que marcaram a história da dramaturgia no país, que ele ajudou a construir.

Em 2021, Paulo completava 60 anos da profissão que ele ajudou a regulamentar no país. Ele fez parte do projeto que, em 1978, formalizou o trabalho de ator no Brasil. No ano seguinte, ele se destacou ao criar o programa "Aplauso", que lutava pelo reconhecimento e pela valorização de profissionais como diretores de teatro e TV, autores e artistas.

paulo - TV GLOBO / Márcio de Souza - TV GLOBO / Márcio de Souza
Paulo José em "Na Forma da Lei", da TV Globo
Imagem: TV GLOBO / Márcio de Souza

Além da intensa participação política nos "bastidores da profissão", Paulo José marcou a história das artes brasileiras com impressionantes mais de 50 novelas e minisséries e 50 filmes como ator ou diretor no currículo. O último trabalho na TV foi em 2014, na novela "Em Família'', na TV Globo, no papel de Benjamin Machado. No cinema, atuou pela última vez em "Todos os Paulos do Mundo", como ele mesmo.

A coisa mais importante para compor um personagem é não se preocupar demais. A ideia da composição envolve muito estudo e pesquisa? Nada disso. O artista cria por intuição, ele tem uma antena

Paulo José, em entrevista ao projeto Memória Globo

Nascido em Lavras do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, Paulo teve o primeiro contato com as artes ainda adolescente, em Porto Alegre. Na época, ele prestou vestibular para Medicina e Arquitetura, mas se apaixonou pelo teatro amador da capital gaúcha. Chegou em São Paulo ainda jovem, no início da década de 1960, e começou a trabalhar com o grupo Teatro de Arena.

quincas - Reprodução - Reprodução
Em 2009, Paulo José foi elogiado pelo trabalho no filme "Quioncas Berro D'água"
Imagem: Reprodução

Na companhia paulista, Paulo exerceu as funções de contrarregra, produtor e assistente de direção antes de estrear como ator. A primeira peça veio ainda em 1961, primeiro ano dele no grupo, ao lado de nomes como Milton Gonçalves e Nelson Xavier, em "Testamento de Cangaceiro", de Chico de Assis.

A trajetória no cinema começou pouco tempo depois, em 1965, no filme "O Padre e a Moça", dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Paulo então deu início a uma sequência de mais de 10 longas em três anos, sendo um dos principais nomes do chamado Cinema Novo. Foi nessa época que o ator ganhou destaque nos filmes "Macunaíma" e "Todas as Mulheres do Mundo".

macunaíma - Reprodução - Reprodução
Paulo José ganhou destaque no cinema pelo papel de Macunaíma, no filme "Todas as mulheres do mundo"
Imagem: Reprodução

A estreia na TV aconteceu em 1969, já na Globo, com uma participação no final da novela "Véu de Noiva", de Janete Clair. No anos seguintes, participou de produções como "Assim na Terra como no Céu" (1970),e "O Homem que Deve Morrer" (1971). O primeiro papel de sucesso viria em 1972.

Naquele ano, Paulo interpretou o mecânico-inventor Shazan na novela "O primeiro amor", de Walter Negrão. A dupla com Xerife, personagem de Flávio Migliaccio, fez tanto sucesso que rendeu uma série, Shazan, Xerife e Cia, escrita pelos dois parceiros.

shazan - Wikimedia Commons - Wikimedia Commons
Dupla Shazan e Xerife, com Flávio Migliaccio, fez sucesso na TV Globo nos anos 1970
Imagem: Wikimedia Commons

A partir de então, Paulo se firmou como um dos maiores nomes do elenco da TV Globo. Na emissora, foram muitas novelas marcantes, entre elas "Tieta" (1989), "Araponga" (1990), "Vamp" (1991), "Agora é Que São Elas" (2003), "Senhora do Destino" (2004), "Um Só Coração" (2004) e "Caminho das Índias" (2009).

Nas telonas, foi premiado várias vezes ao longo das décadas de 1970 e 1980, pelos trabalhos em filmes como "O Rei da Noite" (1975),"Eles Não Usam Black Tie" (1981), "A difícil Viagem" (1983), e "O Mentiroso" (1988). Mais recentemente, foi elogiado pela crítica em uma atuação que foi classificada pela agência Reuters como "inesquecível" em "Quincas Berro D'água", de 2010.

black - Reprodução - Reprodução
Paulo José no filme "Eles Não Usam Black Tie"
Imagem: Reprodução

Como diretor, Paulo se destacou no comando de algumas minisséries da década de 1990, como "Agosto", "Memorial de Maria Moura" e "Incidente em Antares", todas na TV Globo. Ao longo da carreira, ele ainda gravou alguns CDs recitando poesias que escrevia.

Paulo José foi casado quatro vezes e teve quatro filhos. Três deles são do relacionamento com a atriz Dina Sfat e um com a colega de profissão Beth Caruso, o também ator Paulo Caruso.

Morre o ator Paulo José; relembre momentos da sua carreira