Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 30 mil a artista por obra vandalizada
O humorista Carlinhos Maia foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe a indenizar em R$ 30 mil a artista plástica Lau Rocha, autora do quadro que vandalizou em um hotel em 2019. O hotel também foi condenado, e ambos ainda podem recorrer da decisão.
O juiz da 11ª Vara Cível de Aracaju escreveu: "O ato praticado pelos demandados implicou, por si só, na modificação da obra de autoria da requerente e, por consequência, na violação do seu direito moral de integridade, o que é suficiente a ela conferir o direito ao ressarcimento de quem, sem sua autorização, assim procedeu".
A decisão determina, também, que o hotel deverá devolver o quadro à artista.
Lau Rocha comemorou a decisão no Instagram: "Quero registrar que foi feita justiça no caso da vandalização de obra de arte de minha autoria, com sentença que condenou os responsáveis ao pagamento de indenização e devolução do quadro".
"Embora ainda caiba recurso, essa decisão é uma vitória importante, que exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância. A quem esteve ao meu lado nessa caminhada, deixo meu agradecimento afetuoso."
Em nota enviada ao UOL, a assessoria de Carlinhos Maia afirma que ele não pretende recorrer:
Cabe Recurso pelas partes, mas o Requerido Carlinhos Mais entendeu que ocorreu o dano extrapatrimonial e assumirá a sua parte nesta responsabilidade SOLIDÁRIA, informando que não entrará com Recurso e cumprirá o que a JUSTIÇA arbitrou.
Em sua defesa, o humorista argumentou que recebeu autorização expressa da proprietária do hotel para desenhar no quadro, e que Lau Rocha não comprovou ser a autora da obra. A dona do hotel nega ter permitido a ação.
O juiz negou a procedência dos argumentos, já que Lau Rocha é, de fato, autora da obra, e só ela poderia dar autorização para modificá-lo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.