Topo

Morre Dona Lia do Coco, mestra da ciranda de roda, aos 73 anos

Dona Lia do Coco morre aos 73 anos - Reprodução/Facebook
Dona Lia do Coco morre aos 73 anos Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 14h12Atualizada em 18/08/2021 15h24

A mestra da ciranda e do coco de roda Dona Lia do Coco morreu ontem aos 73 anos.

A informação foi divulgada pela página oficial de Dona Lia no Facebook, que usou a rede social para divulgar o velório que ocorre na tarde de hoje.O local da cerimônia é Sobrado do Imperador, no sítio histórico da cidade de Igarassu (PE).

Quando eu morrer, minha voz fica no ar. Quando se lembrar de mim, bote o CD para tocar.
Diz a frase de Lia escolhida pela equipe dela para ilustrar a publicação que marca sua despedida.

Dona Lia do Coco nasceu em Goiana (PE) e se notabilizou por dar voz a cantigas populares de domínio público de Pernambuco.

A Secult-PE (Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco) divulgou uma nota de pesar em que lamenta a morte de Dona Lia e exalta sua contribuição para a cultura do estado.

C

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) lamentam o falecimento da mestra de coco de roda, ciranda e cavalo marinho Lia do Coco, de Igarassu, que tinha 73 anos. Sua partida foi registrada na manhã desta terça-feira (17).

Com mais de 60 anos dedicados à atividades ligadas à cultura popular, Lia do Coco representou como poucas as manifestações tradicionais do Estado, influenciada pela cantoria presente no litoral pernambucano.

Quem também prestou homenagens à mestra do coco e da ciranda foi a Câmara Municipal de Igarassu, que usou seu perfil oficial do Instagram para lamentar a morte de Lia.

Confira o texto na íntegra:

É com imensa tristeza que nos despedimos de Dona Lia do Coco, uma das grandes mestras da cultura popular de Pernambuco. Nascida em Goiana, Dona Lia era uma filha de Igarassu de coração. Em entrevistas, declarou seu amor: 'Me sinto muito feliz dentro de Igarassu, foi o lugar que eu queria morar, era aqui e aqui estou'.

A publicação relembra as festas da cidade que foram embaladas por Dona Lia e registra a tristeza de perder um ícone local.

Cantando ciranda e coco de roda, Dona Lia embalou muitas festas na nossa cidade e trouxe alegria pra o nosso povo. Nesse momento de tristeza, saudamos todos os familiares e amigos dessa grande artista e que possamos sempre nos lembrar dela com toda a alegria que ela nos trouxe.