Topo

Jake critica ministro por fala sobre alunos com deficiência: 'Preconceito'

Jakelyne Oliveira e sua irmã Geovanna Oliveira - Reprodução/Instagram
Jakelyne Oliveira e sua irmã Geovanna Oliveira Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2021 14h10Atualizada em 18/08/2021 15h23

Jakelyne Oliveira, de 28 anos, reprovou as declarações do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre 'crianças com deficiências atrapalharem no aprendizado em sala de aula' e apontou que a manifestação não passa de um ato preconceituoso.

Por meio dos stories, no Instagram, a ex-participante de "A Fazenda 12" (Record TV), que tem uma irmã com Síndrome de Down, classificou as falas do Ministro da Educação como um absurdo e lembrou que a inclusão deve ser "prioridade dentro e fora das salas de aula".

É um absurdo ver que o MINISTRO DA EDUCAÇÃO, que deveria apoiar, lutar e incentivar a INCLUSÃO, faz e pensa o posto, com falas carregadas de preconceito. A INCLUSÃO, está no nosso dia a dia, dentro e fora das salas de aulas. Jakelyne Oliveira

A modelo, que foi Miss Brasil 2013, ainda aconselhou que Ribeiro use o seu poder à frente do ministério para promover a capacitação de profissionais para trabalhar com crianças com deficiências.

Seu pensamento não deveria ser fazer "escolas especiais, para pessoas especiais" e sim capacitar as escolas e os profissionais, para proporcionar inclusão! Jakelyne Oliveira

Jakelyne Oliveira e sua irmã Geovanna Oliveira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Jakelyne Oliveira e sua irmã Geovanna Oliveira
Imagem: Reprodução/Instagram

Ela encerrou sua manifestação deixando claro que espera uma mudança de postura e retratação do Ministro da Saúde. "É um ABSURDO, esse pensamento que pessoas com necessidades especiais devem conviver apenas com pessoas da mesma condição!", finalizou.

Além de modelo, Jakelyne Oliveira luta pela visibilidade e inclusão de crianças com Síndrome de Down. A irmã da artista, Geovanna Oliveira, 12 anos, tem Síndrome de Down.

Participar do "BBB 22"?

O cantor Mariano, namorado de Jakelyne Oliveira, foi questionado se aceitaria a participação da modelo no "Big Brother Brasil 22". Ele declarou que sim, e que sua função como parceiro é apoiá-la em qualquer decisão.

"Eu apoiaria a Jake a fazer o que ela quisesse da vida dela, né. O que ela decidir fazer eu apoio, independente se é para ir para outro reality. O que ela quiser. Tô aqui pra isso", disse.

Jakelyne Oliveira e Mariano engataram romance em "A Fazenda 12", no fim do ano passado, e caíram no gosto dos fãs que até ganharam o ship de "Malyne". Eles saíram na 12ª e 13ª roça, respectivamente, mas mantiveram o relacionamento iniciado dentro do jogo.