Topo

Linguagem imprópria: Governo muda classificação do 'Programa Silvio Santos'

Decisão do Ministério da Justiça cita agressão verbal, estigma/preconceito e linguagem chula como motivos - Reprodução/Instagram
Decisão do Ministério da Justiça cita agressão verbal, estigma/preconceito e linguagem chula como motivos Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

27/08/2021 12h06

O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu ontem alterar a classificação indicativa do "Programa Silvio Santos": agora, o programa não é recomendado para menores de 12 anos. Antes, a idade mínima era 10 anos.

A decisão cita que "foram constatadas tendências de maior relevância como ato violento (12 anos), agressão verbal (12 anos), estigma/preconceito (14 anos), linguagem chula (12 anos), linguagem de conteúdo sexual (12 anos), dentre outras".

A mudança na classificação indicativa foi decidida após análise do programa; o Ministério afirma que algumas das ocorrências registradas foram "agravadas por frequência e relevância".

O Ministério da Justiça recomenda, ainda, que o programa não seja exibido antes das 20h. O documento atesta que, após receber notificação, o próprio SBT solicitou a mudança na classificação indicativa do programa.